Teste seus conhecimentos: Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo!

Comentário: Conforme livro da SBC na página 1492 a indicação da profilaxia antibiótica para endocardite infecciosa pode ser realizada: “(…) profilaxia antibiótica antes de intervenção passível de induzir bacteremia, principalmente pacientes com valva aórtica bivalvular, prolapso de valva mitral ou cardiomiopatia hipertrófica. Nesses casos, o médico deve determinar a relação custo-benefício da profilaxia. Normalmente, reservase o uso para pacientes com refluxos significativos nesses casos. A simples presença de PVM não justifica o uso da antibioticoprofilaxia na maioria das situações.
Segundo Braunwald, “Durante a fase de esforço da manobra de Valsalva e com a súbita posição ereta, o tamanho do coração se reduz e o estalido e o início do sopro ocorrem mais precocemente durante a sístole. Por outro lado, uma súbita mudança de posição ereta para posição supina, elevação das pernas, agachamento, exercício isométrico máximo e, em menor extensão, a expiração postergam o estalido e o início do sopro. Durante a fase tardia da manobra de Valsalva (p. ex., seis a oito ciclos após a liberação) e com o prolongamento do intervalo RR após uma contração prematura ou na FA, o estalido e o início do sopro são geralmente postergados e a intensidade do sopro é reduzida.” Os melhores resultados da plastia mitral devido ao PVM são aqueles relacionados à cúspide posterior, particularmente os que envolvem o segmento P2 dessa cúspide. O diagnóstico de PVM é realizado na janela paraesternal eixo longo do ecocardiograma, onde se observa o deslocamento acima de 02 mm das cúspides acima do plano do anel valvar em direção ao átrio esquerdo.

Resposta: Letra A

Comentário: Questão simples e direta ao ponto! EM de etiologia REUMÁTICA com escore de Wilkins < 8 a indicação é pela valvoplastia mitral por cateter-balão. Não se esqueça de que no caso da EM de etiologia degenerativa os resultados não são tão satisfatórios.

Resposta: Letra A



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!