Teste seus conhecimentos: Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo!

Comentário: Letra A correta; paciente assintomático, sem cardiopatia estrutural, sopro suave (+2/6), se o sopro for mesossistólico, tudo leva a crer que é um sopro inocente e não precisa investigação adicional. 

Resposta:  Letra A

Comentário: Letra B correta; sopro contínuo mascara B2. Letra C correta; ducto arterioso permeável e PCA é a mesma coisa e é a principal patologia associada a sopros contínuos. Letra D correta; frêmito venoso cervical ou rumor venoso é encontrado em crianças e adolescentes saudáveis. Letra E correta; podem ser mais intensos nas artérias contraídas. Letra A errada; sopros contínuos são audíveis durante toda a sístole e toda ou parte da diástole. Sopros holossistólicos ocupam apenas toda a sístole.

Resposta: Letra A

Comentário: Letra A correta e autoexplicativa. Letra C correta; descreve corretamente o sopro de Austin Flint. Letra D correta; o prolapso do mixoma atrial pode gerar um sopro diastólico. Letra E correta; a Síndrome de Marfan pode gerar dilatação tanto da artéria aorta quanto da pulmonar, gerando dilatação do anel e regurgitação. Letra B errada; o Sopro de Carey Coombs é um sopro diastólico e não sistólico. 

Resposta: Letra B

Resposta: Letra E

Comentário: A Manobra de Rivero-Carvallo, que é a inspiração forçada, leva ao aumento do retorno venoso ao coração direito e ajuda na diferenciação da IM e da ITric, pois aumenta o sopro da ITric e diminui da IM. Logo, se a inspiração diminui os sopros do lado esquerdo, a expiração tende a aumentar tais sopros. 

Resposta: Letra E



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!