Sobram vagas de residência no Brasil. Cardiologia está entre elas.

CardioAula - Médico escrevendo coração de ECG

Neste ano, o Brasil alcançou o maior número de médicos formados na história do país. Desde 2011, 100 mil médicos se formaram no país e a estimativa é que em 2020 tenha meio milhão de médicos. A média nacional é de 2,18 médicos para mil habitantes. No sudeste, região com maior densidade médica, tem 2,81 médicos por mil habitantes. Algumas capitais como Vitória, no Espírito Santo, tem 12 médicos para mil habitantes, enquanto isso, na região norte há 1,16 médicos para mil habitantes.

Hoje existem 22.899 vagas para médicos residentes que estão ociosas, principalmente para as seguintes especialidades: Família e Comunidade (4.389 vagas); Clínica Médica (1.803 vagas); Pediatria (1.762 vagas); Ginecologia / Obstetrícia (1.530 vagas); Cirurgia Geral (1.162 vagas); Medicina Intensiva (1.127 vagas); e Cardiologia (1.060 vagas).

CardioAula - Médico escrevendo coração de ECG

Maranhão é o estado que tem maior proporção de vagas não ocupadas no Brasil. Em cada 10 vagas de residência, seis estão ociosas. Ceará e Maranhão têm mais da metade das vagas de residência ociosas. As principais causas apontadas é falta de interesse por parte dos médicos ou reprovação. Para se fazer a residência é necessário passar na prova e o índice de reprovação tem sido alto. Apenas metade dos médicos que atuam no Maranhão são especialistas.

Fonte: Globo News

Leitor: Esta matéria foi retirada da Globo News. As opiniões nela contidas não necessariamente representam a opinião do CardioAula.

ACESSE A PLAYLIST COMPLETA CARDIOAULA CLICANDO AQUI

MAIS INFORMAÇÕES NO FACEBOOK DO CARDIOAULA