Será que você domina este tema? Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo! 

Comentário: A inflamação gerada pelo próprio mecanismo aterosclerótico leva a diversos fenômenos metabólicos que determinam a formação e perpetuação da placa. Entretanto, existem alguns fatores que podem atuar propiciando a rotura da placa com formação do trombo e oclusão total ou parcial do fluxo coronariano. A pressão arterial, a frequência cardíaca, a viscosidade sanguínea e os níveis plasmáticos de cortisol fazem parte dessas variáveis que podem promover essa ruptura. Epidemiologicamente, essa rotura ocorre nas primeiras horas do dia e os horários podem variar de acordo com a literatura. De forma a facilitar o entendimento e sua memorização, lembre-se que o horário mais comum é em torno de 6h às 9h, ao contrário do que afirma a alternativa E.
Resposta: letra E.

Comentário: O etanol promove uma inibição das lipases lipoproteicas e, por isso, eleva os níveis de triglicérides. Além disso, pode aumentar os níveis séricos de LDL. A fibrilação atrial pode ser provocada por situações transitórias que inclui a ingestão de bebidas alcoólicas (“holiday heart syndrome”).
Resposta: letra A.

Comentário: “O envelhecimento vascular é o aspecto principal relacionado à elevação da PA nos idosos, caracterizado por alterações na microarquitetura da parede dos vasos, com consequente enrijecimento arterial. Grandes vasos, como a aorta, perdem sua distensibilidade e, apesar de os mecanismos precisos não estarem claros, envolvem primariamente mudanças estruturais na camada média dos vasos, como fratura por fadiga da elastina, depósito de colágeno e calcificação, resultando no aumento do diâmetro dos vasos e da EMI.”

Ref.: VII diretriz brasileira de HÁ, 67-72

Resposta: letra D.

Comentário: Os sintomas relatados pelo paciente sugerem drogas que atuam no SNC, estamos falando então dos inibidores adrenérgicos que atuam nos receptores alfa-2 adrenérgicos pré-sinápticos do SNC, e podem levar a sonolência, sedação, boca seca, fadiga, hipotensão postural e disfunção sexual. Lembrar que a alfametildopa pode levar ainda a galactorréia, anemia hemolítica e lesão hepática. E a clonidina deve ter sua retirada gradual devido ao risco de efeito rebote.

Ref.: VII diretriz brasileira de HÁ, 44
Resposta: letra A.



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!