Será que você domina este tema? Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo! 

Comentário: Letra A errada: Não existe ordem de preferência dentre os BB citados quanto ao uso na disfunção sistólica. Letra B: Correta e autoexplicativa. Letra C errada: Medidas seriadas de BNP e NTpró-oBNP não devem ser solicitadas para guiar o tratamento na IC, tampouco servirem como com alvo terapêutico a ser atingido. Letra D errada: Deve-se evitar o uso de espironolactona em pacientes com insuficiência renal avançada (creatinina > 2,5 mg/ dL) e em pacientes com hipercalemia persistente (em geral potássio > 5,9 mmol/L). Letra E errada: Pacientes portadores de disfunção ventricular devem realizar a imunização ATIVA contra pneumococo.
Resposta: letra B.

Comentário: Letra A correta: O uso crônico de diuréticos de alça leva à hipertrofia e hiperplasia das células epiteliais do túbulo contorcido distal, aumentando a reabsorção de sódio nesse segmento, consequentemente, diminuindo o efeito natriurético. Letra B errada: o uso de tiazídico juntamente com o diurético de alça pode levar a hipocalemia, mas a associação está indicada paciente com sintomas congestivos persistentes com terapia otimizada e doses elevadas de diuréticos de alça, visando a potencialização da diurese (classe I, nível de evidência B). Letra C e E erradas: Os diuréticos de alça atuam inibindo o íon transportador NaK2Cl encontrado na membrana apical de células epiteliais renais no ramo ascendente da alça de Henle, resultando em aumento acentuado da excreção de sódio e cloro, aumentando indiretamente a excreção de cálcio e magnésio e com a queda de concentração de solutos no interstício medular, há diminuição da reabsorção de água no túbulo coletor, aumentando a sua eliminação. A eliminação de sódio e água aumenta a eliminação de K+ e H+. Letra D errada: A duração da ação é de aproximadamente três horas após uma dose intravenosa de 20 mg e de três a seis horas após uma dose oral de 40 mg – portanto, o fracionamento das doses é mais eficaz que a dose única diária.
Resposta: letra A.

Comentário: Não existem evidências científicas sólidas que comprovem o benefício do uso de suplementos nutricionais em pacientes com IC no estágio A. Demais alternativas corretas e autoexplicativas.
Resposta: letra D.

Comentário: Letra A errada: A avaliação de congestão pulmonar/sistêmica e de baixo débito cardíaco deve ser feita precocemente na sala de emergência através de variáveis clínicas. Letra B errada: mecanismos compensatórios podem levar a ausência de congestão pulmonar (e consequentemente de estertores) mesmo nos pacientes com hipervolemia, principalmente na IC crônica. Letra C errada: a avaliação da suspeita de ICD não requer necessariamente a realização de exames complementares para essas finalidades. Letra D: correta e autoexplicativa. Letra E errada: A presença de congestão visceral pode levar a sintomas abdominais, sem que haja patologia primária abdominal.
Resposta: letra D.



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!