Será que você domina este tema? Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo! 

Comentário: A indicação cirúrgica no aneurisma de aorta presente na Síndrome de Marfan deve ocorrer quando o diâmetro da aorta for maior que 40-50mm (segundo a diretriz europeia, maior que 45mm). Neste caso, devemos lembrar que a síndrome acomete a raiz da aorta. Portanto, a abordagem cirúrgica deve contemplar também este segmento. O paciente da questão tem indicação cirúrgica pelo diâmetro da aorta e a melhor abordagem, portanto, seria substituição da raiz da aorta por tubo valvado.
Resposta: letra E.

Comentário: Letra A errada, o paciente merece profilaxia de TEV por ter um fator de risco como a quimioterapia e não para prevenção de trombose de cateter. Letra B errada, qualquer neoplasia em SNC é contraindicação absoluta a terapia trombolítica. Letra C errada, o D-dímero apresenta alta sensibilidade e baixa especificidade, muito útil para excluir TEV. Letra D errada, o contrário, o TEV é mais comum em pacientes com doença avançada e metastática.
Resposta: letra E.

Comentário: Paciente apresenta sinais evidentes de TEP, tais como dispneia, taquipneia, hemoptise, a ausculta identificamos sinais de hipertensão pulmonar como hiperfonese de segunda bulha, além de regurgitação em foco tricúspide. A ausculta pulmonar ainda encontramos sopro de base pulmonar. Letra A errada, teria que ser dito características típicas do tórax ou facies, ainda ausculta pulmonar com diminuição difusa de murmúrio vesicular. Letra C errada, encontraríamos creptações nas bases pulmonares. Letra D errada, a dor seria lancinante com irradiação para o dorso. Letra E errada, a ausculta cardíaca as bulhas estariam abafadas.
Resposta: letra B.


Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!