Será que você domina este tema? Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo! 

Comentário: Questão direta que cobra conhecimento sobre diversas causa de morte súbita, a Miocardiopatia hipertrófica é doença autossômica dominante, que apresenta diversas mutações. É uma doença primária do coração, caracterizada por hipertrofia sem dilatação ventricular, hipertrofia septal assimétrica e grave desarranjo das fibras musculares, que propicia o surgimento de arritmias graves. O principal fator causador de morte súbita é o desarranjo das fibras musculares presente em qualquer forma de manifestação da doença.
Resposta: letra A.

Comentário: As medicações que são úteis no tratamento da DAC com impacto na prevenção de eventos cardiovasculares são os antiagregantes plaquetários, as estatinas e os IECA/BRA. Estão indicados para todos os pacientes a menos que haja contraindicação ao uso ou intolerância. Lembrando que no caso do IECA/BRA há evidências mais robustas do benefício quando há disfunção ventricular e/ou diabetes melito. Entretanto, com menor grau de recomendação/evidência, pode-se estender esse benefício para os pacientes que não apresentam essas caraterísticas. Nitratos e bloqueadores de canais de cálcio são medicações que atuam na redução de sintomas e de isquemia miocárdica.
Resposta: letra A.

Comentário: Miocárdio atordoado ocorre após um período em que houve uma súbita redução da perfusão, com reperfusão adequada. Segue-se a esse evento uma redução da contratilidade miocárdica que melhora gradualmente em dias a semanas. No miocárdio hibernado, a perfusão está cronicamente reduzida e a contratilidade se reduz para adaptar a essa condição de baixo fluxo coronariano. Quando há melhora da perfusão no coração hibernado pode ocorrer consequentemente aumento da contratilidade, entretanto ela ocorre de maneira mais gradual e lentamente.
Resposta: letra D.



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!