Será que você domina este tema? Resolva questões das últimas provas do TEC

🔻 QUESTÃO 2015: Tente acertar este desafio!

Comentário: Vejamos cada uma das alternativas:
Alternativa “A”: As estatinas aumentam a densidade de receptores de LDL na superfície dos hepatócitos por reduzirem a quantidade de colesterol armazenado. ERRADA.

Alternativa “B”: As estatinas não aumentam os níveis séricos de TG. Uma das outras ações das estatinas é a redução dos níveis séricos de TG, entretanto, essa propriedade não resultou em incremento na redução de eventos cardiovasculares. ERRADA. 

Alternativa “C”: Afirmação questionável. Elevações discretas da CK realmente não são contraindicação para o início da estatina. Entretanto, a depender dos níveis de CK, as estatinas podem ser contraindicadas, independentemente da presença de sintomas musculares. ERRADA.

Alternativa “D”: Óleos de peixe, principais fontes de ômega-3, diminuem a síntese de VLDL e reduzem a ApoB da VLDL. Dessa maneira, agem reduzindo as concentrações de TG no sangue. CORRETA.

Alternativa “E”: O ezetimibe age no intestino (jejuno) impedindo a absorção do colesterol pelas vilosidades intestinais. Dessa forma, atuam reduzindo os níveis plasmáticos de LDL.

Resposta: Letra D

Comentário: A utilização de um bloqueador do sistema renina-angiotensina está bem indicado nos pacientes diabéticos por sua nefroproteção e pode ser associado, nesse caso, para que se atinja a meta terapêutica. Entretanto, a banca aceitou, após os recursos, as alternativas A e B como corretas. Na situação descrita, pode-se também aumentar a dose das medicações. Letra C errada; os betabloqueadores não são mais considerados drogas de primeira linha no tratamento anti-hipertensivo, ficando reservado a casos específicos. Letra D errada; a espironolactona é indicada como quarta droga em casos de hipertensão resistente. Letra E errada; esta associação levou ao aumento de efeitos colaterais e não deve ser realizada.

Respostas: A e B

⬛ QUESTÃO 2019: Será que você domina este tema?

Comentário: nos casos de estenose aórtica o sopro aumenta de intensidade pós extrassístole e no batimento após ciclo longo de FA. Logo após a EV existe uma pausa compensatória, com isso há aumento do tempo de enchimento ventricular em relação ao ciclo normal, maior volume de sangue dentro do ventrículo, maior pré-carga, maior volume ejetado, mais intenso o sopro.

Resposta: Letra E

Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!