Será que você domina este tema? Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo! 

Comentário: É um inibidor específico da corrente If no nó sinusal que atua como redutora da frequência cardíaca, sem afetar os níveis pressóricos, a contratilidade miocárdica, a condução intracardíaca e a repolarização ventricular. Seu efeito ocorre ao esforço e no repouso.
Resposta: letra A.

Comentário: O quadro de estratificação de risco nos pacientes com DAC a partir dos dados dos exames complementares é recorrente na prova do TEC. Nessa questão, a comissão avaliadora cobrou o conhecimento direto do parâmetro de baixo risco. Não deixe de revisar essas informações na véspera da prova!
Resposta: letra C.

Comentário: A inflamação gerada pelo próprio mecanismo aterosclerótico leva a diversos fenômenos metabólicos que determinam a formação e a perpetuação da placa. Entretanto, existem alguns fatores que podem atuar propiciando a rotura da placa com formação do trombo e oclusão total ou parcial do fluxo coronariano. A pressão arterial, a frequência cardíaca, a viscosidade sanguínea e os níveis plasmáticos de cortisol fazem parte dessas variáveis que podem promover essa ruptura. Epidemiologicamente, essa rotura ocorre nas primeiras horas do dia e os horários podem variar de acordo com a literatura. De forma a facilitar o entendimento e sua memorização, lembre-se de que o horário mais comum é em torno das 6h às 9h, ao contrário do que afirma a alternativa “E”.
Resposta: letra E.



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!