Será que você domina este tema? Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo! 

Comentário: As alternativas 1, 2 e 3 apresentam situações em que há certa limitação na avaliação das lesões pela ecocardiografia transtorácica devido à sombra acústica gerada pelas estruturas protéticas. Assim, em todas as afirmativas, o ecocardiograma transesofágico está bem indicado e, portanto, a resposta da questão, considerada pela comissão julgadora do TEC, foi a alternativa “d” (1, 2 e 3 corretas). Entretanto, cabe uma ressalva em relação ao item 2, pois podem ser visibilizadas regurgitações centrais mínimas pela prótese que são inerentes ao mecanismo protético e, inclusive, evitam formação de trombos. De qualquer maneira, não parece ter sido essa situação que o examinador quis exemplificar e sim as lesões regurgitantes significativas.

Resposta:  Letra D

Comentário: O tratamento preferível para trombose do lado esquerdo é a troca valvar, pelo potencial risco de fenômenos embólicos sistêmicos potencialmente graves e irreversíveis (AVE, oclusão arterial aguda, etc.). Atualmente, as próteses mecânicas mais utilizadas são as duplo disco. Na posição mitral, a insuficiência perivalvar parece ocorrer, com mais frequência, com as valvas mecânicas do que com as teciduais. Pelo maior risco de trombose das próteses mecânicas, associado ao fato de o fluxo sanguíneo ser de menor velocidade nas cavidades direitas (maior risco de formação trombos), as próteses biológicas são preferíveis nessa posição. Agentes antiagregantes não são indicados em caso de próteses mecânicas, pois não se mostraram eficazes em evitar fenômenos tromboembólicos.

Resposta:  Letra D

Comentário: Todos são contraindicações ao uso do betabloqueador, menos FC de 70bpm.

Resposta:  Letra B

Comentário: De acordo com o Braunwald o item idade > 70 anos e inversão de onda T são risco intermediário. Idade > 75 anos sim é alto risco. As alterações ao ECG que indicam alto risco são: angina em repouso com alterações transitórias do segmento ST > o,o5mV; bloqueio de ramo novo ou presumivelmente novo; TVS.

Resposta:  Letras A e B



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!