Será que você domina este tema? Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo! 

Comentário: Vejamos cada uma das alternativas separadamente.
Alternativa “a”: os pacientes com as próteses mecânicas podem realizar ressonância magnética com segurança. Recomenda-se apenas que pacientes com próteses Starr-Edwards, fabricadas antes de 1979, não realizem o exame.
Alternativa “b”: A fibrinólise não está indicada como primeira escolha para todos os pacientes. Diversos fatores devem ser levados em consideração para a tomada de decisão do tipo de procedimento a ser realizado em caso de trombose, entre eles a localização da prótese, o tamanho do trombo e a situação clínica do paciente.
Alternativa “c”: A alternativa afirma exatamente o contrário do que deve ser pensado “a priori” para a escolha da prótese valvar. Geralmente, optamos pela prótese mecânica em pacientes jovens, tendo em vista sua maior durabilidade e, consequentemente, menor necessidade de intervenções futuras por disfunção da prótese. Pacientes idosos, por sua vez, podem ter maior benefício de próteses biológicas, uma vez que existe a possibilidade de manter o paciente sem anticoagulação. Apesar disso, sabemos que a escolha do tipo de prótese deve levar em consideração bem mais do que simplesmente a idade do paciente. Cabe ao cardiologista, junto com o paciente, analisar os prós e contras de cada uma das alternativas e juntos escolherem um tratamento que permita maior conforto e segurança para o paciente.
Alternativa “d”: a trombose em próteses mecânicas em posição mitral é, realmente, maior do que nas próteses em posição aórtica. Alternativa correta e resposta para a questão.
Alternativa “e”: Os novos anticoagulantes NÃO são aprovados para uso em próteses mecânicas.

Resposta:  Letra D

Comentário: Não há indicação do uso dos novos anticoagulantes no contexto de próteses mecânicas. O paracetamol interage com a varfarina, potencializando o seu efeito. A prótese mecânica em posição aórtica deve manter INR entre 2,0 -3,0. Apesar de poderem interferir no INR, a ingesta regular de folhas verdes e alimentos em vitamina K deve ser regular, sem grandes variações, realizando o ajuste da dose baseado na dieta habitual do paciente. Suplementos de vitamina E interferem na varfarina, potencializando o seu efeito.

Resposta:  Letra D

Comentário: “A prevalência da SAHOS em pacientes com HA é de 30-56%, atingindo 64-83% em pacientes com hipertensão arterial resistente (HAR)”. A SAHOS é a principal causa de HA resistente, podendo chegar a prevalência de 80%, por isso seus sintomas devem ser pesquisados durante a consulta, questionando sobre roncos, sono diurno, e investigada com polissonografia e, nos casos de SAHOS moderada ou importante o tratamento de escolha é o uso da pressão positiva contínua (CPAP) em vias aéreas superiores durante o sono.

Ref.: VII diretriz brasileira de HÁ, 67-72

Resposta:  Letra E



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!