Será que você domina este tema? Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo! 

Comentário: Questão excelente para aplicarmos um conceito muito importante que é motivo de muita dúvida. No caso de pacientes com valvopatias anatomicamente significativas não devemos usar o escore de CHA2DS2-VASc, pois ele subestima o risco embólico. Assim, um paciente com valvopatia significativa e fibrilação atrial tem indicação de anticoagular independentemente do escore que tiver. Uma vez indicada a anticoagulação para o paciente, devemos lembrar que pacientes com EM ou prótese mecânica só poderão ser anticoagulados com varfarina, enquanto que nas demais valvopatias, pode-se utilizar tanto a varfarina quanto os novos anticoagulantes.

Resposta:  Letra E

Comentário: A lesão cardíaca na fase aguda mais frequente é a regurgitação mitral, seguido da lesão aórtica; As lesões estenóticas são mais tardias; A cardite é a manifestação mais grave, podendo levar à sequelas e óbito; O aumento do intervalo PR é um marcador precoce de cardite, podendo estar alterado, mesmo na cardite subclínica, entretanto não está “sempre” aumentado, pois pode estar normal naqueles pacientes que não evoluem com cardite; A presença de nódulos subcutâneos é uma manifestação clínica rara.

Resposta:  Letra C

Comentário: O conhecimento dos parâmetros
laboratoriais e suas implicações clínicas é fundamental para a cardiologista, pois auxilia na tomada de decisão terapêutica. Vejamos o que essa questão abordou em cada uma das alternativas:
Alternativa “A”: Apesar de a hipertrigliceridemia pósprandial estar associada a maior risco cardiovascular, sua dosagem não necessita ser obrigatoriamente em jejum. Conforme as recomendações da última diretriz brasileira de dislipidemias, somente se a concentração
de TG estiver elevada (>440mg/dL) sem jejum, o médico fará outra prescrição para nova avaliação de TG com jejum de 12 horas e será considerado um novo exame de TG pelo laboratório clínico (Grau de recomendação: IIa; Nível de evidência: C) – Alternativa incorreta.
Alternativa “B”: O perfil lipídico completo pode ser coletado sem jejum, mantendo-se o estado metabólico estável e a dieta habitual. Os valores de CT, HDL, não-HDL e LDL não sofre influência do estado alimentar -Alternativa correta.

Alternativa “B”: A dosagem da Lp(a) não é recomendada de rotina na avaliação do risco cardiovascular, podendo ser solicitada na estratificação de risco de hipercolesterolemia familiar e naqueles com alto risco de doença coronária prematura (Grau de recomendação:
IIa; Nível de evidência: C) – Alternativa incorreta.
Alternativa “D”: As partículas pequenas e densas de LDL estão associadas a uma incidência maior de doença arterial coronariana em indivíduos de menor risco com LDL < 100mg/dL, entretanto, alguns estudos não demonstraram que o tamanho da partícula de LDL se associou a um maior risco de eventos cardiovasculares. Dessa forma, não há evidências que justifiquem a determinação laboratorial do tamanho das LDL e, por isso, NÃO é recomendo, mesmo para a pesquisa de aterosclerose subclínica – Alternativa incorreta.
Alternativa “E”: Esse é uma informação extremamente importante e que se repete algumas vezes na diretriz, reforçando sua importância já descrita desde a diretriz de hipercolesterolemia familiar publicada anteriormente. Não há dúvidas, a alternativa está ERRADA!

Resposta:  Letra B

Comentário: Nessa situação pode-se aumentar
a dose, associar uma terceira droga ou mudar a combinação. A banca aceitou após os recursos as alternativas A e B como corretas. Letra C errada, os BB não são mais considerados drogas de primeira linha no tratamento anti-hipertensivo, ficando reservado a casos específicos. Letra D errada, a espironolactona é indicada como quarta droga em casos de hipertensão resistente após investigação de HAS secundária. Letra E errada, esta associação levou a aumento de efeitos colaterais e não deve ser realizada.

Resposta:  Letras A e B



Siga nossas redes sociais e fique por dentro dos desafios, artigos e explicações em primeira mão!