Pesquisa revela que 69% dos brasileiros não poupam

Pesquisa sobre hábitos financeiros encomendada ao Ibope pela Serasa Experian mostra que 69% dos brasileiros não poupam. Alguns fatores comportamentais contribuem para afastar o consumidor dos investimentos, na visão dos economistas da Serasa Experian. De acordo com a pesquisa, 35% dos brasileiros sentem mais prazer em gastar imediatamente do que em poupar e 30% dos entrevistados confessam comprar por impulso. Economizar e conseguir desconto no pagamento à vista não está nos planos de 38% dos consultados, que optam pelo parcelamento.

As condutas não variam de acordo com a classe social, renda ou escolaridade. Mas, observa-se que a variante demográfica é determinante: os moradores do Sul declaram ter mais controle sobre as finanças do que aqueles que vivem em outras regiões do país. A ideia era avaliar os hábitos financeiros de pessoas com mais de 16 anos. As entrevistas foram realizadas no primeiro trimestre de 2013 com mais de 2 mil pessoas em 142 cidades de todos os Estados brasileiros e Distrito Federal, incluindo capitais, periferia e interior.

O estudo mostrou ainda que o desconhecimento sobre as vantagens de aplicar o dinheiro também explica a falta de interesse em poupar. Mais da metade dos entrevistados – 52% – não sabia (24%) ou não informou corretamente (28%) quanto teria se tivesse investido R$ 100 em uma aplicação financeira que paga juros de 2% ao ano após esse período. Dos 48% que responderam corretamente (R$ 102), a maioria tem curso superior e renda mensal acima de 10 salários mínimos.

Parceria especial com o CardioCurso.
Conheça: www.cardiocurso.com.br
Matricule-se online: www.aulabrasil.com.br

Facebook Cardio Curso

Parceria especial com o MedInvest.
Conheça: www.medinvest.com.br
Matricule-se online: www.medinvest.com.br

Facebook MedInvest

Parceria especial com o curso de Prova Plástica.
Conheça: www.provaplastica.com.br
Matricule-se online: www.provaplastica.com.br

Facebook Prova Plástica

Parceria especial com o Curso de Sutura.
Conheça: www.sutura.com.br
Matricule-se online: www.sutura.com.br

Facebook Sutura

Parceria especial com o FisioAula.
Conheça: www.fisioaula.com.br
Matricule-se online: www.fisioaula.com.br

Facebook Fisioaula