Vai encarar estes desafios? Resolva questões das últimas provas do TEC

🔷 Um excelente método de estudo é resolver questões das últimas provas do TEC. Confira os desafios abaixo! 

Comentário: Achados clássicos de MCP hipertrófica, o ECG apresenta alta sensibilidade, porém, é pouco específico. Podem ser identificados: SVE, ondas T negativas e profundas em parede anterior e alterações do segmento ST. Ao ecocardiograma o diagnóstico é confirmado pela presença de espessura do septo ou parede livre > ou = a 15mm. GS VSVE > ou = 30mmHg em repouso caracteriza a forma obstrutiva. Esta é a principal causa de morte em atletas jovens e pela Diretriz Brasileira de DCEI é indicado implante de CDI.
Resposta: letra A.  

HF positiva de MS 
Síncope 
Espessura da parede do VE maior 30mm 
TVNS  
TVS espontânea 

Na presença de MCPH e 1 desses à implante de CDI. 

Comentário: O QT longo é uma canalopatia, uma vez que se origina de uma mutação nos genes que codificam as proteínas dos canais de sódio e potássio das membranas.  
Há diversas mutações, porém, o QT longo tipo 1 e 2 origina-se de mutações no gene KCNQ1 e o QT longo tipo 3 apresenta mutações no gene SCN5A.  
O QT longo tipo 1(LQT1) é o mais frequente, manifestando durante atividade física ou estresse emocional. O QT longo tipo 2 (LQT2) se manifesta durante estímulos auditivos. QT longo tipo 3 (LQT3) apresenta maior mortalidade e se manifesta durante o sono.
Resposta: letra D.  

Primeiro você nada (LQT1), ganha a prova, depois você comemora (LTQ2), depois você dorme e descansa. (LQT3). 

Método para lembrar quando os tipos de QT longo se manifestam. 

Comentário: Taquicardia fascicular configura uma taquiarritmia com origem em um dos fascículos (anterosuperior; posterosuperior). A apresentação mais comum é de BRD associado a BDAS. O QRS com largura entre 100 e 140ms, RS < 80ms, normalmente o ECOTT é normal e, na maioria dos casos, responde a verapamil. Nos casos refratários, indica-se ablação. Muitos autores indicam como tratamento de escolha, devido ao alto grau de cura.
Resposta: letra B.