Estudar é ter credibilidade hoje

CardioAula - Médico escrevendo coração de ECG

É do médico grego Hipócrates (460 a 377 a.C.) a frase considerada lema dos profissionais de medicina: Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. O pai da medicina ocidental também destacou a importância de observar os fatos, o corpo humano e a relação dele com o meio ambiente. De lá pra cá, grandes avanços ocorreram, como a descoberta de cura para diversas doenças, vacinas, cirurgias e exames que aumentaram a expectativa de vida e o bem-estar das pessoas.

Optar em exercer a Medicina é a garantia de aperfeiçoar o conhecimento todos os dias. Muitas vidas são salvas devido ao estudo dos profissionais envolvidos em aprofundar em suas especialidades. O número de médicos no Brasil aumenta a cada ano, segundo dados da Demografia Médica. Hoje existem mais de 400 mil profissionais, sendo 2,11 médicos para cada mil pacientes. O que diferencia um profissional de outro é a busca pelo conhecimento constante na área especializada e em outras vertentes, como: psicologia, tecnologia, ética, direito, finanças e outras que possam contribuir para um melhor desempenho no atendimento aos pacientes. Segundo o coordenador do Grupo Preparatório Saúde, Dr. Diógenes Alcântara, a formação do médico inicia na faculdade, mas necessita se manter na medida em que a medicina evolui em todas as suas especialidades. “Para se atualizar o médico precisa frequentar congressos, assinar periódicos e diretrizes, estar presente nas atividades e filiado à sociedade de sua especialidade. Assim procurando se manter como referência no serviço onde atua e também perante aos colegas da sua comunidade médica”.

As opções para adquirir mais conhecimento são diversificadas com o avanço no número de EaD (Cursos de Educação a Distância). Segundo dados da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), o total de matriculados ultrapassou a marca de 3,8 milhões desde 2014. O que tem atraído médicos para estes cursos é ter sérias instituições comprometidas e atualizadas ao avanço da medicina e tecnologia, com o objetivo de transmitir este novo conhecimento para o melhor desempenho do profissional, e consequentemente, um atendimento mais preciso e atual aos pacientes.
De acordo com o Dr. Diógenes, o médico tem uma agenda cheia com vários atendimentos conciliados com sua vida pessoal, por isso, a Ead, muitas vezes, é a única opção de atualização médica para estes profissionais. Além disso, um dos grandes benefícios é a maior assimilação e retenção dos estudos comparado ao ensino presencial, devido ao aumento da concentração no ambiente doméstico e menor distração com os ruídos de outros estudantes. Outro ponto facilitador é não ter deslocamento, e por sua vez, flexibilidade de horário que adequa a rotina de cada profissional. Estudar é ter credibilidade hoje para garantir um diagnóstico ainda mais preciso aos pacientes no futuro.

Fonte: Redação do Grupo Preparatório Saúde Cardio Aula . Jornalista: Renata Nagli


Curso Preparatório para Prova de Título de Especialista em Cardiologia 2017

Parceria especial com os outros cursos do Grupo:

Preparatório para ACLS
Conheça: www.preacls.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/preacls

Facebook Pré ACLS

Preparatório para o TEC e extensão em Cardiologia
Conheça: www.https://www.cardioaula.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/cardioaula

Facebook Cardio Curso

Finanças e Administração na Saúde
Conheça: www.medinvest.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/medinvest

Facebook MedInvest

Fisioaula – Preparação para Concursos e Atualização em Fisioterapia
Conheça: www.fisioaula.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/fisioaula

Facebook Fisioaula

Curso Preparatório para Concursos de Enfermagem – Enfermagem AULA
Conheça: www.cursodeenfermagem.com.br

Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/enfermagem

Facebook Enfermagem