Conselho Nacional de Saúde e CNBB pedem repasse de 10% do PIB à saúde

Representantes das entidades entregaram nesta segunda-feira projeto à Câmara dos Deputados; segundo o presidente da casa, o projeto não será engavetado

Em meio aos problemas surgidos com o programa Mais Médicos, o governo federal poderá ter que votar em mais uma mudança na saúde pública brasileira. O Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entregaram nesta segunda-feira um projeto de iniciativa popular que pede a destinação de 10% das receitas brutas da União para a saúde. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), garantiu aos representantes que não irá engavetar a proposta.

O aumento do repasse à saúde é uma das principais reivindicação do setor – atualmente, vão para a saúde menos de 4% do Produto Interno Bruto (PIB). A proposta de aumento no repasse não está contemplada no Mais Médicos, um programa do governo federal lançado no mês passado para solucionar o déficit de médicos na rede pública do país. Ao todo, foram coletadas quase 1,9 milhão de assinaturas para a apresentação do projeto.

As melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS) devem estar no centro dos debates neste segundo semestre legislativo. Enquanto o governo se preocupa em destinar, a qualquer custo, médicos para os rincões do país, as entidades do setor pedem por mais recursos e por uma carreira de estado – o que, no argumento deles, garantiria a fixação dos médicos onde há a maior falta de profissionais.

Orçamento – Caso o texto seja aprovado, o orçamento da União terá de desembolsar cerca de 40 bilhões de reais por ano – valor correspondente, entre outras fontes, à totalidade das receitas tributárias, patrimoniais e industriais. Durante o evento de entrega das assinaturas Henrique Eduardo Alves foi pressionado a colocar o projeto em regime de urgência, o que aceleraria o trâmite dentro da Casa. O presidente da Câmara chegou a ser vaiado ao ter se negado vestir a camisa do Movimento Saúde +10, deixando-a sobre os ombros.

Para acalmar os ânimos, Alves explicou que colocou a blusa em outra ocasião, e adotou um discurso em tom de promessa: “Esse projeto não vai ficar engavetado e ninguém vai sentar em cima dele nesta Casa. A saúde pública já esperou demais, já adoeceu demais, já morreu gente demais. Está na hora do resgaste, como se fosse a reconstrução de um país”, afirmou. O presidente da Câmara, no entanto, deixou em aberto se trabalhará pela aprovação da urgência da proposta.

Parceria especial com o CardioCurso.
Conheça: www.cardiocurso.com.br
Matricule-se online: www.aulabrasil.com.br

Facebook Cardio Curso

Parceria especial com o MedInvest.
Conheça: www.medinvest.com.br
Matricule-se online: www.medinvest.com.br

Facebook MedInvest

Parceria especial com o curso de Prova Plástica.
Conheça: www.provaplastica.com.br
Matricule-se online: www.provaplastica.com.br

Facebook Prova Plástica

Parceria especial com o Curso de Sutura.
Conheça: www.sutura.com.br
Matricule-se online: www.sutura.com.br

Facebook Sutura

Parceria especial com o FisioAula.
Conheça: www.fisioaula.com.br
Matricule-se online: www.fisioaula.com.br

Facebook Fisioaula

Fonte: Veja.com.br