4 SINAIS ✔️ de que poderemos ter o edital do TEC 2020 em breve!


1- Datas das Eleições e Enem já DEFINIDAS

2- São Paulo a caminho da Fase 4 de liberação

3- 3 vacinas em testes finais

4- Congresso de Cardio mantido em novembro


Oi Dr/a. Você que é nosso cadastrado e fará a prova do TEC pode estar apreensivo, como nós, com este atraso na liberação do Edital. A notícia boa é que tem mais de uma notícia boa. Na verdade são notícias que interferem diretamente na realização dos eventos do fim do ano e por isto, compilei tudo com carinho aqui pra você.

Eu sou o Diógenes da coordenação geral do CardioAula® e vou explicar um por um os 4 sinais abaixo para você poder refletir se faz ou não sentido e quem sabe criar ainda hoje um propósito firme para o restante do seu 2020.

A ideia é te ajudar a evitar a armadilha de deixar acumular tudo para o fim do semestre.


1º SINAL: Datas das Eleições e Enem já DEFINIDAS

Nenhum evento nacional, seja um congresso ou uma prova como a do TEC pode definir uma data sem saber se ela coincidirá com as eleições ou mesmo com o Enem. A definição destas duas datas essenciais foi fundamental para as instituições poderem pensar com realismo nas suas próprias datas e isto está acontecendo.

É também um sinal claro de que em novembro as pessoas se reunirão em ambientes fechados e que isto poderá já estar acontecendo também para as demais atividades nas cidades que superaram o pico. Possivelmente estaremos com os protocolos de afastamento, álcool  e máscara, mas assim como poderemos estar juntos numa escola para votar, a expectativa é que na maioria das cidades já poderemos estar juntos em auditórios e afins. São Paulo em especial, tem a vantagem de ter sido a primeira cidade a registrar casos e com isto já estar avançada na curva natural da doença.


2º SINAL: São Paulo a caminho da Fase 4 de liberação

A cidade de São Paulo, onde, a se repetir o ano passado, será a sede da prova, já está com a 3a semana completa na Fase amarela do Plano São Paulo. Falta apenas 7% de queda na ocupação dos leitos para este critério evoluir para a fase VERDE!

Há ainda que cair o índice de novas internações e de mortes por Covid-19 (dividindo a quantidade dos últimos 7 dias pela dos 7 dias anteriores, precisam ficar abaixo de 0,5). Porém, o indice de novos caso já está na classificação verde, ou seja dentro do critérios para o avanço de fase.

Para se mudar de fase basta permanecer com índices da nova fase por apenas 2 semanas. Como temos daqui até o Congresso da SBC 20 semanas, as chances de que São Paulo tenha mudado para a fase 4 e 5 antes do fim de novembro são realmente muito grandes!


3º SINAL: 3 vacinas em testes finais

Conforme visto no noticiário nos últimos dias, temos 3 vacinas já com testes preliminares POSITIVOS em humanos! A Universidade de Oxford com a AstraZeneca publicou resultados promissores, assim como a Pfizer com a BioNTech e CanSino Biologics da China. Ocorrendo a aprovação, a fabricação já estará em fase final pois as empresas optaram pelo modelo de risco de produzir suas vaciinas mesmo sem a autorização para a distribuição. Ou seja, se seus dados não se confirmarem elas perdem o investimento da fabricação antecipada. Porém, se forem confirmados a distribuição se dá imadiatamente após a autorização dos orgãos competentes.

Ocorrendo esta possibilidade todas as flexibilizações e liberações serão bem aceleradas, em vistas da necessidade também economica da reabertura total.


4º SINAL: Congresso de Cardiologia mantido em novembro

Nossos alunos tem o Setor de Acomapnhamento ao Aluno e sabem que consultamos diariamente o site da SBC e do CJTEC em busca de novidades e falamos por telefone e e-mail com a Secretaria da SBC no mínimo 2 vezes por semana.
Baseado nestes contatos e no que temos online o Congresso está firme de 20 a 23 de Novembro deste ano!

Além de ser um sinal de que a prova vai ocorrer (até 2018 era um dia antes do congresso), a cidade de Brasília pode ser um plano B para a realização da prova, caso São Paulo não esteja na fase apropriada. No momento Brasilia tem queda nos novos casos e novas mortes.

Feitas estas colocações, minha aposta é de 100 para 1 de que o edital TEC demora mas SAI!


RECADO FINAL

Como faço para manter meus planos?

Muitos colegas tem ficado com seus planos “em suspenso” diante desta natural indefinição. Acho que estava bem difícil buscar motivação, não é mesmo? O bom é que os sinais acima, além de trazerem de volta esta motivação, são realistas já que baseiam-se em fatos.

Espero que você entre para o time de centenas de Cardiologistas que tem usado parte do tempo liberado pelo menor fluxo nos consultórios para uma preparação mais INTENSA dentro do EAD CardioAula® e dentro das desejadas Apostilas que você recebe em casa.

Muita coisa está fora do nosso controle neste momento. O que está no seu controle é como você reage a estes desafios e a consciência de como estas REAÇÕES (escolhas) farão o futuro que se aproxima, pior ou melhor pra você!

A despeito das perdas do ano, espero você ao nosso lado finalizando 2020 com uma extraordinária VITÓRIA!

Em nome do primeiro e mais tradicional preparatório online para o TEC, te desejo tranquilidade, equilíbrio e as melhores escolhas!

Abraços,

Dr. Diógenes Alcântara e todo time CardioAula®