Você sabe classificar as diferentes cardiomiopatias?

CardioAula - Médico escrevendo coração de ECG

Podemos definir as cardiomiopatias como doenças que primariamente afetam o músculo cardíaco. Este termo serve para diferenciar de alterações do miocárdio secundárias a outras doenças. Um paciente com hipertensão arterial sistêmica mal controlada ou com estenose aórtica importante, por exemplo, termina desenvolvendo hipertrofia do ventrículo esquerdo como consequência da sobrecarga de pressão a que esta câmara fica sujeita. O problema primário está, nestes casos, na PA descontrolada e na valva estenótica, respectivamente, e não no miocárdio. Da mesma forma, um paciente que sofre um infarto anterior extenso e depois fica com o ventrículo esquerdo dilatado e disfuncionante teve seu problema primário na oclusão coronariana, e não no músculo cardíaco. Por este motivo, boa parte das sociedades internacionais evita usar o termo cardiomiopatia hipertensiva ou isquêmica, por exemplo. Contudo, sabemos que estas denominações continuam sendo empregadas com frequência.

OK. Uma vez definido o que são as cardiomiopatias, temos que definir os tipos. Classicamente, dividia-se estas doenças em 3 grandes grupos, como mostrado na figura abaixo:

CardioAula - Médico escrevendo coração de ECG

Na década de 90, acrescentou-se mais duas entidades a esta classificação: a cardiomiopatia arritmogênica de ventrículo direito (revisão em breve aqui no site) e o grupo de cardiomiopatias não classificadas.

Outra forma de classificar as cardiomiopatias é dividindo-as em primárias e secundárias. As primeiras caracterizam-se por ter acometimento exclusivo do coração (ex: cardiomiopatia hipertrófica de origem hereditária) enquanto que nas secundárias o acometimento cardíaco está acompanhado de um quadro sistêmico mais amplo (ex: cardiomiopatias encontradas em doenças inflamatórias como Lúpus, Wegener, etc).

Fonte: Cardio Papers – Eduardo Lapa

Leitor: Esta matéria foi retirada do Cardio Papers. As opiniões nela contidas não necessariamente representam a opinião do CardioAula.

O Edital da Prova de Título de Especialista em Cardiologia da SBC finalmente foi disponibilizado hoje.

Clique no link abaixo para baixar.


Veja as principais dúvidas sobre os pré-requisitos para se eleger para a prova do TEC da SBC

– Assista ou OUÇA a leitura do edital!

– Assista a Playlist oficial do CardioAula com instruções, dicas e trechos de aulas para conhecer o 1o preparatório online em Cardiologia e único há 11 anos APROVANDO NO TEC.


Turma 3 CardioAula TEC 2017 – Última turma do ano

SAC: 031998007992

OU ACESSE A PLAYLIST COMPLETA CARDIOAULA CLICANDO AQUI

Parceria especial com os outros cursos do Grupo:

Preparatório para ACLS
Conheça:
www.preacls.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/preacls

Facebook Pré ACLS

Preparatório para o TEC e extensão em Cardiologia
Conheça: www.https://www.cardioaula.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/cardioaula

Facebook Cardio Curso

Finanças e Administração na Saúde
Conheça: www.medinvest.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/medinvest