Universidades promovem residência médica conjunta

O Conselho Regional de Medicina lança hoje, às 8h30, a aula inaugural do curso de residência Médica em Otorrinolaringologia, uma parceria da Universidade Federal do Pará e Universidade Estadual do Pará (Uepa). A primeira residência em otorrinolaringologia de toda a região Norte vai funcionar no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza, no Campus da UFPA. Inicialmente, terá dois alunos, aprovados em concurso público. A residência servirá de campo de estágio para alunos de graduação em Medicina e terá caráter diferenciado porque servirá às duas universidades.

“Trata-se de um consórcio em que o objetivo maior é desenvolver uma cooperação técnica eficiente entre as duas universidades. Os alunos de Medicina sairão ganhando, assim como a população, que poderá desfrutar de um serviço médico de qualidade, com profissionais capacitados”, disse o médico Valdir Lobato, diretor do Hospital Universitário. A residência terá por base o ensino de otorrinolaringologia de base propedêutica, diagnóstica e terapêutica.

A aula inaugural do curso será proferida por Valdir Lobato e marcará a sua despedida à frente da direção do estabelecimento de saúde. Durante quatro anos, o médico trabalhou na reestruturação física do hospital. Com a saída do médico, a direção-geral doBettina Ferro de Souza ficará por conta da nutricionista Elizabeth Carvalho Salgueiro.

Fonte: O liberal