Universidade Federal do Triângulo planeja criar mais sete cursos

O diretor da ex-Faculdade de Medicina do Triângulo, Edson Luiz Fernandes, afirma que o próximo passo, com a transformação da instituição em Universidade Federal do Triângulo Mineiro, (UFTM) é implementar a oferta da instituição, além de seguir a legislação da área, que determina a criação do estatuto da universidade, depois do regimento, para que em seguida seja feito o processo de escolha do reitor, assim como de um conselho universitário. O prazo é de seis meses, mas pode ser prorrogado.

A expectativa do diretor é de que a partir de agosto de 2006, pelo menos alguns dos sete cursos cuja aprovação já foi solicitada ao MEC tenham sido aprovados e estejam com vagas em oferta: Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Nutrição, Línguas e Psicologia. “Mesmo que já tenhamos condições de Pós, próprias de universidade, há necessidade de adequações para crescimento da instituição”, afirma Edson Luiz.

O curso mais antigo da instituição é o de Medicina, criado em1954, seguido do de Enfermagem (1989) e Biomedicina (1999). A universidade oferece ainda mestrado e doutorado em Patologia, com conceito 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); mestrado e doutorado em Medicina Tropical com conceito 5 da Capes – o mais alto conceito a nível nacional.

Outras ofertas são os cursos de residência médica em mais de 20 programas diferentes, cursos de especialização em Saúde Coletiva, Medicina Tropical e Infectologia, Enfermagem Obstétrica, além da formação de técnicos em várias áreas da saúde (Farmácia, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Patologia Clínica e Radiologia).

Fonte: Portal UAI