Uma revolução na detecção de tumores

Um novo e inovador aparelho desenvolvido pelos cientistas da BCCA informam sobre moleculas que estão presentes em cancer de pele como o Melanoma, por exemplo. Assim no futuro biópsias desnecessárias serão evitadas bem como lesões não suspeitas poderão passar a lesões perigosas

O aparelho chamado de Aurea é portátil e usa a tecnologia Raman, podendo analisar em segundos até 1000 moléculas no estado sólido dentro de um tumor de pele.

A companhia teve o equipamento aprovado pela FDA do Canada
agora em 2011

A validação do Aurea começou a partir do ano 2000, e foi feito por vários centros de medicina, sendo que mudanças de cores e spectros dentro do visor do aparelho revelam qual a natureza molecular está presente na lesão analisada.

Assim mesmo que um MELANOMA por exemplo seja minúsculo e passe como benigno sob a primeira analise de inspeção médica o equipamento aurea ainda podera surprender o doutor através da acusação de lesão fortemente suspeita, devido às caracteristicas moleculares indicada pela mudança de cores.
Ele indicará ou contraindicará uma biópsia, diz seu inventor Mclean

Dr Darrel Rigel, professor da NYU langone medical Center fala que quando há uma só lesão o manejo torna-se simples, entretanto a maioria das pessoas tem vários spots ou lesões daí a importância deste equipamento AUREA em mostrar qual a lesão com caracteristicas já de tranformação maligna.