UFPE: Programas de residência em enfermagem do HC recebem boa avaliação

Três representantes da Comissão Nacional de Residência em Enfermagem estiveram no Hospital das Clínicas (HC), para avaliar os cinco programas de residência em enfermagem do HC com vistas ao credenciamento junto ao Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Na ocasião, ocorreram reuniões com os residentes, com os preceptores de cada área de especialidade e visitas aos serviços do hospital nos quais os residentes desenvolvem atividades periódicas. Aprovados os programas, após concluírem a residência (curso de pós-graduação lato sensu) os residentes poderão solicitar o título de especialista junto ao Cofen.

Para ser credenciado é necessário cumprir os padrões mínimos estabelecidos pela resolução n° 259, de 2001, publicada pelo conselho. Esse documento exige, entre outras coisas, que cada programa tenha duração mínima de 18 meses, em regime não inferior a 60 horas semanais, incluindo atividades teóricas e práticas. Também estabelece que os preceptores tenham o diploma de especialista ou outro superior a esse.

“Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro mantêm os melhores programas de residência. Percebemos que os 12 programas existentes no Estado continuam investindo na melhoria dos recursos humanos e na qualificação física de seus estabelecimentos”, afirma Eliel Larrubia, membro do grupo de avaliação. Os outros avaliadores são Edilson Pimentel e Cleide Pontes, ex-coordenadora da Residência de Enfermagem do HC, que atualmente é coordenada pela professora Maria da Penha Carlos de Sá. O resultado da avaliação só será conhecido após serem avaliados os 12 programas existentes no Estado.

Fonte: UFPE