UFMG abre inscrições para semipresencial em Saúde da Família

De 14 a 23 de janeiro estarão abertas as inscrições para o Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família – CEABSF – (lato sensu) , na modalidade semipresencial, oferecido pelo Programa Ágora. Segundo o professor Edison Corrêa, vice-coordenador do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Nescon, ao qual o Programa Àgora é vinculado, “o principal objetivo dessa iniciativa é contribuir para a melhoria na formação dos médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas que atuam no SUS nestas regiões”.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualmente o Brasil conta com 27.146 equipes de Saúde da Família, espalhadas por 5.110 municípios. A cobertura populacional alcança, com isso, mais de 86 milhões de brasileiros. O equivalente à soma das populações da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

O curso

O CEABSF é oferecido gratuitamente, pois é financiado pelo Ministério da Saúde, Ministério da Educação/UAB e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES. Mas como todo curso da UFMG, o aluno é responsável pelo pagamento semestral da Contribuição ao Fundo de Bolsas, podendo pleitear isenção junto à Fundação Universitária Mendes Pimentel de acordo com classificação socioeconômica.

A carga horária, de 360 horas, é dividida entre disciplinas obrigatórias (120h) e disciplinas optativas (240h). Ao final do curso, com duração de 18 a 24 meses, será exigida apresentação de trabalho final, na forma de portfólio. Podem se inscrever profissionais de saúde de nível superior (cirurgiões-dentistas, enfermeiros e médicos) que integram equipes de Saúde da Família nas regiões de Araçuaí, Campos Gerais, Corinto, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Uberaba.

Na ficha de inscrição, o candidato deverá optar por um Pólo Municipal de Apoio Presencial à Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) localizado em um dos oito municípios, onde realizará as atividades presenciais como seminários, encontros, tutoria e avaliações.

Inscrições

Os profissionais que preencherem os requisitos necessários podem se inscrever pelo site da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (www.fundep.ufmg.br) ou em seus postos de atendimento, localizados no Campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6627 – Loja 7 da Praça de Serviços) e no Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, 1534 – Centro). A seleção dos candidatos ocorrerá no período de 28 a 31 de janeiro, nos municípios-pólo e constará de análise de curriculum vitae e entrevista. Mais informações pelo site www.nescon.medicina.ufmg.br/agora ou (31) 3409 9673.

Fonte:UFMG