Tipo sanguíneo pode facilitar infecção por rotavírus, aponta estudo

Segundo pesquisa publicada na Nature, sangue tipo A pode facilitar chegada de certos tipos de vírus ao intestino

Uma pesquisa publicada neste domingo na revista Nature sugere que o tipo sanguíneo pode predispor uma pessoa a determinadas infecções por rotavírus, que é a principal causa de desidratação grave e diarreia em crianças. Segundo o estudo, que foi desenvolvido na Faculdade de Medicina Baylor, nos Estados Unidos, antígenos associados ao grupo tipo A podem facilitar a chegada de duas cepas de rotavírus ao intestino.

Nessa pesquisa, a equipe realizou experimentos em laboratório. Eles descobriram que as células que foram modificadas para expressarem um antígeno presente no sangue tipo A foram facilmente infectadas por duas cepas de rotavírus. Por outro lado, as células que não tinham esse antígeno foram infectadas com mais dificuldade. Os autores do estudo também observaram que um anticorpo para o antígeno do tipo A foi capaz de bloquear a infecção pelo vírus em células intestinais humanas.

De acordo com os pesquisadores, esses resultados são importantes pois fornecem novas informações sobre o mecanismo de transmissão do rotavírus. Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que 527.000 crianças morrem todos os anos por esse tipo de infecção. A equipe acredita que os próximos estudos devam envolver uma população maior de indivíduos infectados para que essa associação seja confirmada e para que se descubra se há relação entre outras cepas do vírus e diferentes tipos sanguíneos.

FONTE: Veja.com