Termina greve dos médicos residentes do HU

O aumento salarial já foi aprovado, mas a categoria de Sergipe espera providências quanto à melhoria na estrutura dos atendimentos

Os 35 médicos residentes do Hospital Universitário (HU) normalizam hoje as atividades. Eles estavam em greve desde o dia 3 de novembro, seguindo uma pauta de reivindicações nacional, que solicita reajuste de 30% na bolsa paga pelo MEC e cumprimento da carga horária de 60 horas semanais, a qual sempre acaba se excedendo. A decisão de dar fim à paralisação foi tomada ontem, 4, em assembléia realizada no auditório do HU, tendo em vista que o aumento já foi aprovado pela Câmara dos Deputados.

Além da questão salarial, a categoria reivindicou a melhoria na qualidade do serviço de saúde prestado à população e na infra-estrutura. Este item será parcialmente solucionado, com a implantação de uma sala de admissão apropriada para atender uma maior demanda de pacientes. Já o aumento do número de salas do centro cirúrgico é uma solicitação difícil de ser atendida em curto prazo.

De qualquer forma, os residentes esperam que até o dia 1º de fevereiro, quando estará chegando uma nova turma de estudantes de Medicina, a diretoria da unidade de saúde providencie a melhoria na estrutura dos atendimentos, a ampliação do número de centros cirúrgicos e a redução da carga horária.

Fonte: CINFORM