Tem início residência médica; 180 inscreveram-se para 22 vagas

Das cerca de 180 inscrições, somente 22 residentes médicos iniciaram o ano letivo na Santa Casa de Limeira. A aula inaugural aconteceu na última sexta-feira na Associação Paulista de Medicina (APM).

As inscrições vieram de vários estados, como: Mato Grosso do Sul, Sergipe, Pernambuco, Rio de Janeiro e Paraná e, entre os aprovados no concurso, apenas uma pessoa é de Limeira. Atualmente, 39 residentes cursam uma especialização na Santa Casa. Eles ficam na cidade por cerca de três anos.

Segundo a presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme), da Santa Casa, a médica Fátima Henrique Lotufo, o curso mais concorrido neste ano foi o de Cirurgia Geral, que recebeu quase 50 inscrições para concorrer a duas vagas. Ela explicou que as áreas de Clínica Médica e Cirurgia Geral são as mais procuradas porque, geralmente, são exigidas como pré-requisito para outros cursos.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Limeira, no hospital são oferecidas 12 áreas de residência médica. Entre elas estão Cirurgia Geral, Clínica Médica, Obstetrícia e Ginecologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Neurocirurgia, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Cancerologia Clínica, Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular e Cirurgia Videolaparoscópica. Cada área oferece de uma a duas vagas, sendo que a duração dos cursos varia entre um e quatro anos.

Na aula inaugural a médica infectologista, responsável pela comissão de controle hospitalar da Santa Casa, Maria Beatriz Bonin Caraccio, fez uma breve explanação sobre biossegurança, com orientações sobre prevenção de acidentes de trabalho. A aula inaugural contou com a presença dos residentes, preceptores, diretores do hospital, autoridades e convidados. (RR)

Fonte: Gazeta de Limeira