SUS: governo destina R$ 505 mi ao tratamento do câncer

Dinheiro será usado para melhorar a infraestrutura e o atendimento na rede

Nos próximos cinco anos, o Ministério da Saúde investirá 505 milhões de reais na rede de unidades de tratamento de câncer do Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo ministro Alexandre Padilha. A maior parte dos recursos, 325 milhões de reais, será destinada à infraestrutura dos locais de atendimento, e o restante, à compra de aceleradores lineares, equipamentos que auxiliam no tratamento da doença por meio da radioterapia.

O ministério prevê que o aumento no número de aparelhos faça com que 28.800 pacientes a mais por ano tenham acesso ao tratamento. Num primeiro momento, os equipamentos serão importados. Mas Padilha anunciou que o país terá em funcionamento, a partir de 2015, uma fábrica de aceleradores lineares.

Segundo o governo, 48 unidades do SUS terão seu sistema tecnológico atualizado, enquanto outras 32 ganharão serviço de radioterapia. De acordo com Padilha, o objetivo é ampliar o acesso ao tratamento nas regiões Norte e Nordeste e no interior das outras regiões.