Stent removível no cérebro é aprovado para tratamento de AVC

A Associação Americana do Coração autorizou o uso do dispositivo que pode ser uma segunda opção para tratar a doença – a primeira continua sendo os medicamentos que dissolvem o coágulo

A Associação Americana do Coração divulgou novas diretrizes para o uso de stent no cérebro para o tratamento de acidente vascular cerebral (AVC). Essa é a primeira vez em duas décadas que a organização recomenda um dispositivo para o tratamento da doença. O procedimento padrão – que ainda se mantém como primeira opção – é uso de medicamentos para dissolver os coágulos de sangue que se formam no cérebro. O remédio, contudo, pode falhar em alguns casos, além de só poder ser administrado em até 4h30 após os primeiros sintomas, tempo que muitas vezes não é suficiente para que o doente procure ajuda médica.

O novo procedimento consiste em transportar um tubo, que vai dentro de um vaso sanguíneo, até o coágulo. Ao contrário dos stents utilizados para tratar artérias coronárias entupidas, esse dispostivo não é deixado no local para manter a artéria aberta, mas é removido juntamente com o coágulo após capturá-lo. O procedimento pode ser realizado em até seis horas após o início dos sintomas de AVC, nos casos que ocorreram por conta de um coágulo em artérias grandes.

O acidente vascular cerebral é a principal causa de morte no Brasil, com cerca de 70 000 vítimas por ano. A doença é caracterizada pela falta de irrigação do sangue em em alguma região do cérebro. Dessa forma, os neurônios da área afetada morrem por falta de oxigênio e nutrientes. Há dois tipos de AVC, o isquêmico, que correspondente a cerca de 80% dos casos, e hemorrágico, responsável por aproximadamente 20% deles. No isquêmico, ou AVC I, um coágulo se forma a partir de problemas como trombose, colesterol alto e hipertensão, obstruindo um vaso que leva o sangue do coração para o cérebro. Já o AVC hemorrágico, ou AVC H, ocorre quando alguma artéria se rompe, desencadeando uma hemorragia cerebral.

Fonte: Veja Abril







Parceria especial com os outros cursos do Grupo:

Preparatório para ACLS
Conheça: www.preacls.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/preacls

Facebook Pré ACLS

Preparatório para o TEC e extensão em Cardiologia
Conheça: www.https://www.cardioaula.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/cardioaula

Facebook Cardio Curso

Finanças e administração na saúde
Conheça: www.medinvest.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/medinvest

Facebook MedInvest

Fisioaula – Preparação para concursos e atualização em fisioterapia
Conheça: www.fisioaula.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/fisioaula

Facebook Fisioaula

Curso de Radiologia – Aulas Online, Apostila e Certificado em Casa
Conheça: www.medaula.com.br
Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/radiologia

Facebook Radiologia

Curso Preparatório para Concursos de Enfermagem – Enfermagem AULA
Conheça: www.cursodeenfermagem.com.br

Matricule-se online: www.preparatoriosaude.com.br/enfermagem

Facebook Curso EnfermagemAula