SP faz cirurgia inédita para reconstrução da uretra

A primeira cirurgia de urgência de reconstrução da uretra, utilizando procedimento pouco invasivo, foi realizada com sucesso no Centro de Referência da Saúde do Homem, em São Paulo.

Sem cortes e com apenas uma pequena incisão de, aproximadamente um centímetro, feita abaixo do umbigo do paciente, a equipe médica conseguiu reconstruir a uretra – canal condutor da urina – em cirurgia de quarenta minutos.

O paciente que passou pela cirurgia teve a uretra rompida após cair de uma escada. Com a ajuda de um equipamento único no SUS, o endoscópio flexível, os médicos conseguiram “navegar” por dentro da bexiga do doente até chegar ao canal rompido e realinhá-lo. Os especialistas acompanharam o procedimento por um monitor de vídeo.

Na cirurgia convencional, conhecida como “aberta”, o paciente recebe cortes no abdômen e permanece em repouso por, no mínimo, 30 dias. Além disso, é necessário o uso de sonda por três meses, o que faz crescer o risco de infecções.

Já o método utilizado de modo pioneiro no Centro do Homem, diminui pela metade o desconforto pós-operatório e o tempo de utilização do dreno para urinar. E a pessoa operada também volta à vida profissional mais rapidamente, destaca o coordenador do serviço de urologia, Cláudio Murta.

– A presença da tecnologia e de profissionais altamente competentes nos permitiu tratar com precisão um paciente em estado grave. Vamos desenvolver a técnica para ampliá-la a um número cada vez maior de pacientes da rede pública de saúde.

O Centro de Referência da Saúde do Homem está localizado na Avenida Brigadeiro Luís Antonio, 2.651, Jardim Paulista, e atende pacientes encaminhados por Unidades Básicas de Saúde e outros serviços da rede pública.