Síndrome tecnológica: ortopedistas alertam para uso excessivo de smartphones e laptops

Para quem costuma enviar dezenas de torpedos diariamente para amigos, parentes ou chefes, as chances de desenvolver um novo mal, típico do mundo moderno, é alta. Comum em viciados em SMS ou e-mails pelo celular, a Síndrome do Polegar de BlackBerry (BlackBerry Thumb Syndrome), referência ao aparelho telefônico do mesmo nome, é alvo de estudo – e também de preocupação – de ortopedistas mundo afora.

No Hospital Kaplan, na cidade de Rehovot, em Israel, aumenta a cada dia o número de viciados em torpedos atendidos com inflamações nos polegares que, se não são tratadas, podem danificar os tendões e as articulações da mão inteira, causando tendinite ou artrite prematura. A emergência do hospital tem recebido, nos últimos meses, dezenas de jovens com as mesmas reclamações: dor na mão, polegar inchado e sensível ao toque. Depois de examinados, eles têm o mesmo diagnóstico: inflamação nos dedos causada pela ação de teclar repetitivamente nos celulares. Todos os pacientes admitiram que enviam dezenas (ou centenas) de torpedos ou e-mails pelo celular diariamente. O mais jovem deles tinha 12 anos.

Segundo Osvandré Lech, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), a informação de dor e de diminuição do desempenho são, por si só, evidências do quadro. O médico diz que a melhor forma para prevenir o incômodo é fazer o uso racional dos aparelhos, seja na casa ou no trabalho.

– O exagero faz parte do quadro e a legislação em vigor determina que exista um período de repouso de 10 minutos a cada 50 minutos de trabalho. Quando se trata de lazer, vale a mesma regra – informa o especialista.

Quando os dedos são frenéticos

:: Laptops

O uso indiscriminado desses aparelhos atinge principalmenteos membros superiores e as costas, e vão desde dores localizadas até inflamações, que se não forem tratadas podem evoluir para quadros clínicos graves. O conjunto de sintomas causados ou agravados pelo seu uso prolongando recebe o nome de laptotite.

Para compensar a postura inadequada na utilização desses aparelhos, é recomendado o fortalecimento e alongamento dos músculos, o controle do tempo de uso e, se possível, a compra de teclado e mouse separados para serem usados no laptop, que diminuem o esforço das articulações.

:: Tablet

Objeto de desejo para os amantes da tecnologia, este computador, sem mouse ou teclado, exige constantes toques na tela. O aparelho não possui suporte, o que dificulta ainda mais o manuseio. E o simples hábito de segurar o tablet causa cansaço nas mãos, braços e ombros.

Se a posição for mantida estática por um período de tempo prolongado, as dores podem dar lugar às lesões. Tente encontrar uma posição mais confortável para o corpo durante o uso dos tablets, com atenção para os momentos de pausa, de preferência a cada hora.

:: Smartphone

O aparelho não oferece dimensões físicas confortáveis para o uso: o teclado pequeno acaba por limitar o uso das mãos, e os dedos polegares são os que mais sofrem. O usuário desse tipo de aparelho pode desenvolver dores nas articulações dos polegares e nas mãos.

O tratamento para a Síndrome do Polegar de Blackberry envolve fisioterapia e, em casos extremos, intervenção cirúrgica. Tente não tornar seu uso um vício.