Secretário discute saída para descredenciamento de residência

O novo secretário de Saúde do Distrito Federal, José Geraldo Maciel, nem tomou posse mas já tem um desafio pela frente. Colocar novamente em funcionamento a residência de Cardiologia do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Nesta segunda-feira, ele fez os primeiros contatos para que o serviço seja reavaliado em um prazo inferior do que o previsto pela Comissão Nacional de Residência Médica.

A Comissão descredenciou a residência de Cardiologia do HBDF no último dia 11. O grupo avaliou que a sobrecarga no atendimento realizado por médicos residentes na emergência, a falta de medicamentos, equipamentos para infusão, monitores cardíacos e ventiladores mecânicos e aparelhos quebrados ou insuficientes estavam comprometendo o trabalho.

Maciel, que toma posse nesta quarta-feira, explicou que não irá mais entrar na Justiça para tentar barrar a decisão da Comissão – a direção do Hospital recorreu e não teve sucesso. Nova medida estava sendo articulada pela Procuradoria Geral de Justiça do DF.

O caminho a ser seguido agora será outro. Maciel disse que tentará resolver os problemas do hospital em três ou quatro meses. Após esse período, irá pedir uma nova avaliação do serviço. Para ser feita ainda este ano, a análise terá que ser negociada. De acordo com as normas da Comissão, as avaliações são realizadas a cada dois anos.

Maciel também disse que irá trabalhar para que outras especialidades de residência não sejam suspensas. Além do HDDF, outros sete hospitais públicos, dois federais e quatro particulares do DF possuem o serviço.

O CorreioWeb tentou entrar em contato com o diretor do Hospital de Base, José Carlos Quinaglia, na tarde desta segunda-feira. Ele estava em reunião e não pôde atender a reportagem.

Fonte: CorreioWeb