Saiba mais sobre Ceratocone

Ceratocone é uma desordem ocular não inflamatória caracterizada pelo afinamento progressivo da parte central da córnea. No ceratocone a córnea assume uma forma de cone, por isso o nome, o que acarreta na percepção de imagens distorcidas.

Geralmente os casos são bilaterais, podendo apresentar estágios diferentes da doença em cada olho. Seu início, em geral, ocorre por volta de segunda década de vida, com tendência a evolução por um período incerto e depois sua estabilização.

O principal sintoma do ceratocone é a diminuição da visão, e geralmente está associado a alergia ocular. O diagnóstico definitivo é feito através de um exame oftalmológico chamado topografia de córnea.

Alem deste, indica-se a realização da medida da espessura corneana, com a finalidade de se estagiar a doença, e assim poder se indicar o tratamento mais indicado para cada caso.

Existem diversos tratamentos disponíveis para o ceratocone, entre eles:

 óculos: indicado nas fases iniciais da doença, quando a miopia e o astigmatismo irregular ainda são baixas, e é possível se atingir uma boa acuidade visual. Nos casos de ceratocone onde há episódios de progressão seguidas, o paciente precisa rever a sua refração com seu especialista e trocar as lentes de seus óculos com maior frequência. Em estágios moderados, os óculos podem não mais corrigir satisafatoriamente a visão e neste ponto há a indicação de lentes de contato especiais o para ceratocone.

 lentes de contato: Existem lentes de contato gelatinosas especiais para ceratocone e tambem lentes de contato rígidas. A adaptação de lentes com a técnica requer experiência do adaptador e tolerância por parte do paciente com ceratocone. A melhor lente sempre será aquela que proporcionar a melhor acuidade visual, conforto para utilizar as lentes ao longo do dia e principalmente assegurar a saúde fisiológica da córnea.

 anel intra-corneano: Uma alternativa cirúrgica é o implante de segmentos de anel intra-estromal. Estudos clínicos sobre a eficácia dos anéis intra-estromais no ceratocone tem demonstrado resultados geralmente encorajadores, principalmente nos casos iniciais. Em comum com o transplante de córnea, a necessidade de alguma forma de correção visual como o óculos ou lentes de contato pode permanecer sebsequentes a cirurgia. Uma excelente opção recente é o implante do anel com o auxílio do laser de femtosegundo, o que proporcionou à cirurgia um grande aumento de segurança intra e pós-operatória, além de melhor qualidade visual.

 cross link: Esta opção cirúrgica surge como indicação nos casos onde o ceratocone está progredindo, sendo este diagnóstico feito através de topografias seriadas, alteração no eixo do astigmatismo ou piora subjetiva da visão, referida pelo paciente. O resultado deste processo (CXL) é o aumento da resistência mecânica da córnea, resultando em menor chance de progressão da ectasia. Os resultados, com mais de 10 anos de seguimento na Europa, mostram que a grande maioria dos casos apresenta estagnação da progressão da doença. Entretanto, uma minoria de casos ainda apresenta progressão, sendo possível a reaplicação de CXL. A combinação com o implante de anel intra-corneano ou com aplicação de excimer laser com objetivo de reduzir a irregularidade da córnea traz resultados ainda melhores.

 transplante de córnea: O ceratocone é a causa mais comum de indicação de transplante de córnea. Nos casos de ceratocones avançados, quando uma boa correção visual não pode ser mais atingida, com afinamento da córnea excessivo, ou cicatrizes corneanas, o transplante de córnea se torna necessário.