Residência Médica 2010

Estão abertas as inscrições para o concurso Residência Médica 2010 para hospitais e instituições de saúde do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. O processo seletivo está sendo organizado pelo Centro de Produção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. São 442 vagas ao todo, divididas entre programas de treinamento em diversas especialidades médicas. Os aprovados começam as atividades em fevereiro de 2010. A taxa de seleção custa R$ 49,85 e os candidatos têm até 18 de setembro para se inscrever.

A prova está prevista para ser aplicada em 25 de outubro. Para algumas especialidades, a residência exige pré-requisito. O Hospital dos Servidores do Estado, do Ministério da Saúde, oferece a maior quantidade de vagas: 107. Já entre as especialidades, há mais oportunidades para clínica médica (51), pediatria (46), cardiologia (41) e cirurgia geral (40). O Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, da Fiocruz, oferece três vagas para residentes em infectologia.

A bolsa-auxílio para todos os programas é de R$ 1.916,45. O treinamento de residência médica é cumprido em regime de tempo integral e plantões, com carga horária semanal de 60 horas. A duração dos programas varia de dois a cinco anos.

As inscrições devem ser realizadas pela internet, no site do Centro de Produção da UERJ (www.cepuerj.uerj.br),onde também pode se ter acesso ao edital do concurso. Para outras informações, telefone para (21) 2334-0639 ouenvie um e-mail para cepuerj@uerj.br.