Residentes vão atuar nos centros e unidades do município

Humanizar o atendimento em saúde. É com este objetivo que a prefeitura de Rio Branco e o governo do Estado deram início hoje à tarde, 18, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), ao programa de integração ensino/serviço entre a secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Residência Médica de Família e Comunidade e a Residência Multiprofissional.
“O programa vai fortalecer a atenção primária das Unidades e Centros de saúde do Município, consolidando o nosso modelo de atenção básica, que tem suas diretrizes voltadas para a humanização da saúde e valorização dos profissionais”, destacou o secretário Municipal de Saúde, Pascal Kalil.

A Residência Médica em Família e Comunidade e a Residência Multiprofissional em Saúde da Família são formações voltadas para profissionais que atuam na estratégia de atenção básica em saúde.

A carga horária é de aproximadamente 2.000h, sendo 60h semanais, divididas em 20h/aula teórica e 40h/aula de campo com prática nas unidades de saúde. No segundo ano, este estágio se estende para as Unidades de Saúde da Família do Município.

“Eu me sinto extremamente feliz. Essa felicidade tem a ver com a conquista de cada um de vocês, mas é mais do que isso: é a consolidação da qualidade da atenção básica e da consolidação de um modelo que prioriza o cidadão”, frisou o secretário de Estado de Saúde, Osvaldo Leal.

Entendendo a importância da integração ensino/serviço, com destaque para a mudança nas práticas de saúde e dos processos de trabalho desenvolvidos pelas equipes, para o fortalecimento da atenção básica, com ênfase no cuidado integral e na humanização, a Semsa vai disponibilizar quatro Unidades de Saúde da Família (Idalgo de Lima – após a reforma -, Glória Pista I e II e João Paulo) e um Centro de Saúde para apoiar estágio dos programas de residência médica e multiprofissonal.

“A saúde é feita essencialmente por pessoas, é isso que faz a mudança na saúde, principalmente, na atenção básica. A alta complexidade está na atenção básica, porque ela trabalha com a prevenção e não com a doença. E esse fator é muito importante para a humanização da saúde e do atendimento”, explicou o prefeito Raimundo Angelim.

Fonte: Página20