Residentes multiprofissionais iniciam formação em Saúde da Família

A especialização é uma novidade no Acre e segue a linha das políticas de formação do Ministério da Saúde

A aula inaugural da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade ministrada pelo Secretário Estadual de Saúde, Osvaldo Leal, aconteceu na manhã desta segunda-feira, 3, no auditório da Fundhação Hospital Estadual do Acre – Fundhacre.

A especialização é uma novidade no Acre e segue a linha das políticas de formação do Ministério da Saúde, que contempla a formação da equipe multidisciplinar nos serviços de saúde da rede de atenção básica (postos e centros de saúde).

Além da presença dos residentes, o evento contou com a participação da Secretária de Estado de Assistência Social Maria das Graças Pereira, do Chefe de Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Acre – Ufac Pascoal Muniz, da Coordenadora do Curso de Medicina da Ufac, Maria Helena Guimarães, dentre outras autoridades.

A Residência Multiprofissional aprovou 24 profissionais nas áreas de Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Fonoaudiologia e Fisioterapia. O médico Rodrigo Silveira, um dos organizadores e professor da residência multiprofissional, diz que “no período de residência se trabalha muito, mas todos verão a diferença desse trabalho”.

Para Carlos Frank, residente em enfermagem, “com a ampliação do conhecimento através da residência multiprofissional poderemos colaborar ainda mais na atenção básica”. Os novos alunos receberão uma bolsa de estudos por dois anos para cumprir a carga horária de 60 horas semanais.

Fonte: Sesacre – Agência de Notícias do Acre