Residentes médicos receberão bolsa de estudo

Os profissionais aprovados no primeiro concurso de residência médica em Rondônia receberão uma bolsa de estudo no valor de R$ 1.600,00 (mil e seiscentos reais). As inscrições para o programa de Residência Médica, uma iniciativa da administração Ivo Cassol, começaram ontem e seguem até o dia 06 janeiro.

O pagamento das bolsas de estudo será de responsabilidade do programa de residência da Secretaria de Estado da saúde (Sesau) conforme o estabelecido pela Lei Federal n. 10.405, de 1/1/2002. A ação pioneira oferece vagas em cirurgia geral e obstetrícia e ginecologia. As provas serão realizadas no próximo dia 15.
“O objetivo do governo do Estado é manter um padrão de excelência em qualificação profissional e científico do médico propiciando a melhoria da assistência à comunidade. Além da formação de especialistas o processo também contribuirá diretamente para a fixação de profissionais médicos em Rondônia”, afirmou Milton Moreira secretário da Sesau.

As incriçoes podem ser feitas no gabinete da Direção do Hospital de Base Ary Pinheiro (HB), na Av. Governador Jorge Teixeira, n. 3766, das 08:00h as 12:00 às 14:00h as 18:00 (horário comercial). O prazo de duração da Residência Médica será de 2 (dois) anos para Cirurgia Geral e de 3 (três) anos para Ginecologia-Obstetrícia. Serão oferecidas 2 (duas) vagas para especialização em Cirurgia Geral (Médico R-1) e 2 (duas) para Obstetrícia e Ginecologia (Médico R-1). O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,00.

Conhecimentos gerais em medicina – O processo seletivo consistirá somente de prova objetiva (prova escrita), composta de 100 questões. A prova será composta de questões de conhecimentos gerais em medicina, clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia, obstetrícia e medicina preventiva e social.
As provas serão realizadas no dia 15 de janeiro às 8 horas (horário de Rondônia). O local de realização da prova será no Auditório da Universidade Federal de Rondônia – UNIR/Centro, na Avenida Presidente Dutra n. 2965, Bairro Centro, em Porto Velho-RO. A duração da prova será de 4 horas.

Fonte: RO-NOTICIAS