Residentes do Hospital das Clínicas paralisam atendimentos

Os residentes de cirurgia geral e de cirurgia do aparelho digestivo do Hospital das Clínicas, em Vitória, suspenderam os trabalhos na manhã desta segunda-feira (13). De acordo com o porta-voz do grupo, João de Siqueira Neto, ao todo, 20 residentes paralisaram os atendimentos. Na enfermaria, cerca de 25 leitos estão bloqueados.

De acordo com João, a principal reivindicação dos residentes é a contratação de médicos para o acompanhamento de pacientes internados nas enfermarias. Ele diz que o normal seriam dois professores do curso de residência estarem no hospital durante o dia e um a noite, diariamente, mas somente um médico comparece ao hospital duas noites por semana. A maioria dos professores tinha vínculo empregatício com o pronto socorro do hospital e, após o prazo dos contratos de trabalho terminarem, não foram renovados.

Os equipamentos, segundo ele, também têm que ser substituídos. João cita o exemplo do equipamento para videocirurgia, apenas um, segundo ele, para todos os procedimentos. Quando o tipo de esterilização utilizado era o de imersão, o procedimento demorava aproximadamente 40 minutos. Depois do advento da Micobactéria, que não é eliminada por este meio e os hospitais devem usar o autoclave, a limpeza total leva cerca de duas horas, o que inviabiliza cirurgias neste meio tempo.

Ainda não está definido se os residentes de outros setores irão paralisar as atividades, mas a possibilidade é grande, já que os médicos de Urologia, por exemplo, estão aguardando a autorização do chefe de residência para suspenderem os atendimentos.

Os residentes de cirurgia geral e de cirurgia do aparelho digestivo já protocolaram um documento referente à paralisação junto à diretoria do Hospital das Clínicas e nesta terça-feira (14) estarão comunicando a decisão ao Conselho Regional de Medicina (CRM). Segundo João, alguns residentes estão trabalhando para manter o atendimento aos pacientes da enfermaria.

Entenda o caso

Um dos agravantes da crise no Hospital das Clínicas foi o fim do convênio entre a prefeitura municipal de Vitória (PMV) e o hospital. Batizada como Sociedade de Amigos do Hospital das Clínicas (Sahucam), a entidade recebia recursos da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vitória, além da verba do Governo Federal.

A entidade será substituída por outra conforme determinação do Conselho Municipal de Saúde. Um novo convênio será assinado com outra entidade que será apontada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Mas o nome e a data para isso não foram divulgados.

A equipe de reportagem da Gazeta Rádios e Internet entrou em contato com o diretor do Hospital das Clínicas, João Batista Pozzato, e segundo ele, houve uma conversa nesta segunda-feira (13) e a situação ficou totalmente resolvida. Os residentes, no entanto, afirmam que a paralisação continua.

Fonte: Gazeta Online