Residentes conquistam 31% de reajuste

Os 4.550 médicos residentes que atuam nos hospitais de todo o estado de São Paulo vão receber reajuste de 31% sobre suas bolsas de estudo. O novo valor vai passar a ser pago quando o orçamento do governo estadual for provado pela Assembléia Legislativa. Porém, sendo retroativo a janeiro deste ano.

O decreto do governo foi publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (19), assinado pelo governador José Serra e pelos secretários Luiz Roberto Barradas Barata (Saúde) e Aloysio Nunes Ferreira Filho (Casa Civil). “Não era o que queríamos, mas foi o que conseguimos”, disse um dos residentes de Marília, Igor Interliche, que representou a categoria nas últimas paralisações feitas no município como forma de pressão.
Ao todo a Famema (Faculdade de Medicina de Marília) possui 108 residentes e todos serão beneficiados pelo reajuste. A categoria pleiteava 53%, o que segundo ela refere-se a perda de acordo com os índices dce inflação desde 2002, último ano de aumento.

“Trabalhamos 60 horas semanais em contrato de exclusividade com os hospitais, o que nos impede de trabalharmos em outros locais para aumentarmos nossa renda. Vale destacar que não temos salário, trata-se de uma bolsa de estudo sem direito a 13o”, salientou o residente de Marília.
Com a medida do governo estadual, a bolsa mensal dos médicos residentes passa de R$ 1.459,00 para R$ 1.916,00. A Secretaria de Estado da Saúde arca com 100% do pagamento aos residentes dos hospitais estaduais, o que será mantido. Porém, aumentou a responsabilidade de pagamento de 80% para 84,7% aos profissionais de outros hospitais (vinculados à Saúde ou administrados por autarquias, por exemplo).

Fonte: Jornal da Manhã