Residencia médica da FMB-Unesp teve 1.652 inscritos

O processo seletivo para os programas de Residência Médica da Faculdade de Medicina da Unesp, realizado no último sábado (2/12), em Botucatu, teve a participação de 1.650 candidatos, um número 10% maior do que o registrado no ano passado, quando foram feitas 1.492 inscrições.

O maior número de candidatos foi para a residência em Clínica Médica com 263 inscritos.

Outra especialidade que apresentou número elevado de interessados foi Dermatologia com 207 inscritos, além das áreas de Cirurgia Geral, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e Oftalmologia, com 204, 138 e 125 inscritos, respectivamente.

Para o ano de 2007, estão sendo oferecidas 133 vagas distribuídas em 36 especialidades, sendo que cerca de 70% são para residência básica ou especializada de acesso direto.

A residência básica compreende, na área básica: cirurgia geral, clínica médica, medicina preventiva e social, obstetrícia e ginecologia, e pediatria.

As vagas de acesso direto são nas especialidades de anestesiologia, dermatologia, infectologia, medicina de família e comunidade, medicina nuclear, neurologia, neurocirurgia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, patologia, patologia clínica e medicina laboratorial, psiquiatria, e radiologia e diagnóstico por imagem.

Outros 30% são vagas nas especialidades de cirurgia cardiovascular, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, urologia, cancerologia clínica, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, hematologia e hemoterapia, nefrologia, pneumologia, reumatologia, mastologia e medicina intensiva

A seleção será realizada, em várias etapas, até o dia 18 de dezembro e o resultado final estará disponível no site www.fmb.unesp.br no dia 20 de dezembro. As matrículas acontecerão no período de 15 a 17 de janeiro.
[da assessoria]

Fonte: Entrelinhas