Remédio contra asma será distribuído de graça

Medicamentos poderão ser retirados em uma das farmácias cadastradas no programa Farmácia Popular mediante apresentação de receita médica

A partir de 4 de junho, o governo brasileiro passará a distribuir gratuitamente medicamentos para asma nas farmácias populares. A distribuição faz parte do Programa Brasil Carinhoso, lançado nesta segunda-feira pela presidente Dilma Rousseff. Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa beneficiará cerca de 2 milhões de famílias que têm crianças de até 6 anos.

Os remédios que serão distribuídos são o brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol. Atualmente, os três já estão na lista de medicamentos do Farmácia Popular, programa do governo federal que oferta produtos com até 90% de desconto. Hoje, o programa entrega de graça remédios para pacientes com diabete e hipertensão.

Com a inclusão desses medicamentos para asma, o Ministério da Saúde espera reduzir a internação de crianças com a doença. No ano passado, das 177.800 internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77.100 foram de crianças com até 6 anos.

Como retirar o medicamento

 Os remédios serão distribuídos em qualquer uma das 20.000 farmácias credenciadas no programa Farmácia Popular
 É necessária a apresentação da receita médica, que tem validade de até três meses desde o dia da prescrição
 A receita deve conter ou o nome do medicamento ou de um dos três princípios ativos que estarão disponíveis
 É obrigatória a apresentação de um documento com foto e CPF do paciente ou, no caso de menores de idade, do responsável
 Com apresentação de receita dentro da validade e documentos corretos, os medicamentos devem ser distribuídos a qualquer pessoa, independentemente de idade, sexo ou renda