Raio-X da residência médica no Brasil

Desde que chegou ao Brasil, na década de 40, a residência médica é uma das especializações médicas que mais atrai jovens interessados em progredir como profissionais da Medicina. O modelo norte-americano de aperfeiçoamento profissional dos médicos criado pelo cirurgião estadunidense, William Stewart Halsteld (1852-1922), é historicamente conhecido e creditado por especialistas como a melhor forma de inserção de jovens médicos no mercado de trabalho.

A residência médica, porém, também é tida pelo senso-comum como a prova de fogo de quem segue o caminho para se tornar um profissional da Medicina. As tradicionais longas horas de trabalho, os plantões e a pressão psicológica de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos na graduação, são responsáveis por tornar a rotina dos jovens médicos muito desgastante. Fatores que, inclusive, levam alguns deles à desistência do curso.

Para investigar como funciona a residência médica no Brasil e levar até você o conhecimento sobre a rotina dos jovens que se dedicam a cuidar da saúde da população, o Universia preparou este especial sobre residência médica no Brasil. Ao clicar nos links abaixo você irá descobrir como funciona a residência e quais suas problemáticas. Poderá, ainda, imergir na rotina de um residente por meio do vídeo em que nossa equipe de reportagem acompanha a rotina de um destes jovens médicos no atendimento na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, além de conferir outros depoimentos de residentes que contam suas experiências nas mais variadas especialidades médicas, que incluem momentos dramáticos em que trabalhar no limite afeta até mesmo a cabeça de profissionais acostumados aos procedimentos médicos.

Fonte: Universia