Radiografia de tórax ajuda a prever efeito da gripe A (H1N1)

Estudo fornece dados significativos que irão ajudar a triagem de pessoas que apresentam suspeitas de gripe suína. Radiografias de tórax iniciais podem ajudar a prever o resultado clínico da gripe H1N1, mas o resultado inicial normal não pode excluir uma evolução desfavorável, de acordo com as conclusões de um estudo retrospectivo, publicado na edição de abril da revista Radiology.

“Nosso estudo fornece dados significativos que irão ajudar a triagem de pacientes clínicos apresentando suspeitas de gripe H1N1”, disse o autor Galit Aviram, MD, de Tel Aviv Sourasky Medical Center, Universidade de Tel Aviv, em Israel. O objetivo do estudo foi avaliar se as conclusões sobre a radiografia de tórax inicial de pacientes com influenza A (H1N1) poderia ajudar a prever o resultado clínico. De maio a setembro de 2009, havia 179 pacientes adultos internados em unidade de emergência com um diagnóstico confirmado de gripe H1N1, incluindo 99 pacientes (55%) que tinham radiografia de tórax frontal no prazo de 24 horas. Os investigadores classificaram as radiografias por tipo e padrão de opacidades e distribuição zonal e as correlacionaram com as principais medidas de resultados adversos da ventilação mecânica e óbito.

Achados radiológicos anormais, provavelmente relacionadas à infecção de gripe, ocorreram em 40% dos pacientes, dos quais 13% tiveram resultados negativos contra 3% daqueles com resultado radiográfico normal. As anormalidades características incluíam aspecto em vidro fosco em 69%, a consolidação em 59%, opacidades irregulares em 41%, e nodular em 28%.Opacidades foram bilaterais em 62% e envolveu várias zonas do pulmão em 72%. Comparado com os pacientes com bons resultados, aqueles com resultados negativos apresentaram maior freqüência significativamente dos resultados obtidos em 4 ou mais zonas e distribuição periférica bilateral. “O amplo envolvimento de ambos os pulmões, evidenciada pela presença de opacidades bilaterais e multizonal periférica, está associada com prognóstico adverso,” os autores do estudo descrevem. “Radiografias de tórax iniciais podem ter um significado no sentido de ajudar a prever o resultado clínico, mas as radiografias iniciais normais não podem excluir resultados adversos.”