Projeto de reajuste para médicos residentes é enviado ao Congresso

O Poder Executivo enviou à Câmara dos Deputados o projeto de lei que define aumento de 30% para os médicos residentes. Na última semana, a categoria iniciou uma greve para reivindicar aumento de 53,7% no valor da bolsa de residência médica.

O projeto tem como base texto enviado pelos ministérios da Educação e da Saúde à Casa Civil da Presidência. As pastas disseram considerar legítima a demanda, já que a categoria não tem aumento há cinco anos. Atualmente, o valor da bolsa é de R$ 1.470.

Segundo a Associação Nacional dos Médicos Residentes, dos cerca de 17 mil médicos residentes do país, aproximadamente 80% aderiram à greve. A paralisação atinge 19 Estados. Em São Paulo, a greve tem adesão de 5.680 médicos, mais de 85% do total, segundo a Ameresp (Associação dos Médicos Residentes de São Paulo).

Apesar de o valor da bolsa ser determinado pelo governo federal, elas são pagas geralmente com recursos estaduais, municipais e, em algumas situações, da iniciativa privada. O projeto não foi encaminhado em regime de urgência.

Mais informações: http://www.bolsaresidente.com.br

Fontes: Folha online e Agência Brasil