Por melhores condições, médicos residentes fazem paralisação

Médicos residentes de hospitais universitários de todo o país fizeram nesta quinta-feira uma paralisação de 24 horas. Só em Curitiba, 640 residentes dos quatro principais hospitais da cidade aderiram à manifestação. No Hospital de Clínicas (HC), no Evangélico, Hospital do Trabalhador (HT) e Cajuru, os residentes cruzaram os braços para pedir melhores condições de trabalho.

Eles reivindicam um reajuste salarial de 30% e cumprimento da carga horária de 60 horas semanais. Os residentes devem voltar ao trabalho na manhã desta sexta-feira (25).

“A reivindicação busca uma melhoria na educação dos médicos, que com certeza vai refletir num atendimento melhor para a população”, afirmou o residente do HC Eugênio Misuta, em entrevista ao ParanáTV. Dos 239 residentes do HC, pouco mais da metade aderiu ao protesto. A intenção era manter o atendimento normal aos pacientes. Pela manhã houve fila no HC, mas segundo os próprios pacientes o tempo de espera não mudou.

Os serviços básicos de urgência e emergência não foram prejudicados. “Hospitais e órgãos responsáveis foram avisados antecipadamente e o atendimento continua acontecendo, sem maiores prejuízos para os pacientes”, disse o presidente da Associação dos Médicos Residentes do Hospital de Clínicas, Pedro de Almeida.

De acordo com a Associação Nacional dos Médicos Residentes há cerca de 17 mil profissionais no Brasil todo. Hoje, eles seriam responsáveis por 70% do atendimento médico feito pelo SUS.

Reajuste

A manifestação acontece um dia após o anúncio feito pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Saúde, José Agenor Álvares da Silva, de reajuste de 30% no valor das bolsas de residência médica será reajustado em 30% a partir de janeiro de 2007. Segundo informações do MEC, o projeto de lei que estabelece o reajuste será enviado ao Congresso Nacional nos próximos dias.

No caso das bolsas de residência que não são pagas pelo governo federal, o projeto prevê a integralização do reajuste até julho de 2007. Atualmente, os residentes recebem uma bolsa de R$ 1.459,00. Segundo a categoria, ao invés de 60 horas os médicos chegam a trabalhar por até 100 horas por semana.

Veja a movimentação dos residentes na reportagem em vídeo do ParanáTV

Fonte: Gazeta do Povo