Polipílula reduz risco de doenças cardíacas em maiores de 50 anos

Um comprimido que concentra quatro medicamentos diferentes – um para colesterol, dois para hipertensão e uma aspirina, que previne o entupimento dos vasos sanguíneos – se mostrou eficaz para proteger pessoas com mais de 50 anos contra ataques cardíacos e acidente vascular cerebral (AVC), as principais causas de morte no mundo. Segundo pesquisadores da Universidade Queen Mary de Londres, na Grã-Bretanha, a polipílula, como é chamada, é capaz de reduzir a pressão sanguínea em 12% e o colesterol ‘ruim’ (LDL) em 39%, fazendo com que esses níveis atinjam os normalmente apresentados por um jovem de 20 anos de idade.

Para avaliar a eficácia do comprimido, os autores do estudo selecionaram 85 pacientes maiores de 50 anos que não tinham histórico de doença cardiovascular. Durante três meses, parte deles recebeu doses de placebo e o restante a polipílula. Os resultados da pesquisa foram publicados nesta semana no periódico PLoS One. De acordo com o artigo, a pílula evitou ou retardou em até onze anos os eventos cardiovasculares em 28% dos participantes.

“Agora, precisamos do apoio público para tornar a polipílula disponível sem demora. Os benefícios apresentados nos testes pelo medicamento são grandes demais para serem ignorados. Estimamos que, se apenas 50% das pessoas com 50 anos ou mais tomarem a pílula no Reino Unido, cerca de 94.000 ataques cardíacos e AVCs poderiam ser evitados a cada ano”, diz o especialista que desenvolveu o comrpimido, Nicholas Wald.

Brasil – Uma outra formulação da polipílula está sendo testada no Brasil por pesquisadores do Hospital do Coração, em São Paulo. De acordo com Otávio Berwanger, diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital do Coração e coordenador da pesquisa, a droga vem apresentado resultados promissores. “Acredito que dentro de dois anos os testes já tenham sido finalizados”, diz.

A polipílula que vem sendo testada no Brasil, concomitantemente com Inglaterra, Holanda, Índia e Austrália, combina em um único comprimido os compostos da aspirina (que previne entupimento dos vasos sanguíneos do coração) em baixa dosagem, a sinvastatina (controlador de colesterol) e de dois medicamentos para controle da pressão arterial, o lisinopril e hidroclotiazida (ou beta-bloqueador).

FONTE: Veja.com