Pesquisa relaciona parasita a tentativas de suicídio

Pacientes infectados com protozoário teriam mais chances de tentar se matar

Um parasita muito comum pode estar causando mudanças sutis no cérebro dos infectados, induzindo-os ao suicídio. Na maioria das vezes o protozoário Toxoplasma gondii, responsável pela toxoplasmose, é considerado inofensivo e sua infecção passa despercebida. No entanto, uma nova pesquisa publicada na revista Journal of Clinical Psychiatry mostrou que os pacientes infectados com o parasita têm maior probabilidade de tentar o suicídio.Cerca de um terço da população mundial está contaminada pelo protozoário, mas na maior parte do tempo ele permanece dormente.

Mas segundo a nova pesquisa ele pode causar inflamações que, ao longo do tempo, danificam as células cerebrais. Essa não é a primeira vez que pesquisadores relacionam infecções à depressão. “Pesquisas anteriores já haviam descoberto sinais de inflamação no cérebro de suicidas e pessoas em depressão. Outros estudos também já mostraram a relação entre o Toxoplasma gondii e tentativas de suicídio”, afirma Lena Brundin, pesquisadora da Universidade Estadual de Michigan e uma das autoras do estudo.

No entanto, esse é o primeiro estudo a medir as chances de uma pessoa infectada com o parasita tentar se matar. Para isso, os pesquisadores analisaram amostras do sangue de 54 adultos que tentaram o suicídio entre 2006 e 2010 e as compararam ao sangue de 30 voluntários escolhidos aleatoriamente.

Como resultado, os pacientes contaminados com o Toxoplasma gondii eram mais propensos a fazer parte do grupo de suicidas. “Nós descobrimos que se a pessoa estiver infectada pelo parasita, ela tem até sete vezes mais chances de tentar o suicídio”, diz a pesquisadora.

Os cientistas destacam que, no entanto, a maior parte das pessoas infectadas com o parasita não irá se matar. “Alguns indivíduos podem, por alguma razão, ser mais suscetíveis a desenvolver esses sintomas depois da infecção.”

Depressão – A equipe de Lena Brundin procura há mais de uma década a relação entre inflamações no cérebro e depressão. Sua teoria é que a inflamação, que pode ser causada por parasitas como o Toxoplasma gondii, cause mudanças na química cerebral, levando à depressão e, em alguns casos, ao suicídio.

Os pesquisadores dizem que ainda são necessários estudos maiores para confirmar a tese. No entanto, os resultados são promissores. “É muito positivo que estejamos encontrando fatores biológicos que levem os pacientes a se matar. Isso significa que nós podemos desenvolver novos tratamentos para prevenir o suicídio”, afirma a pesquisadora.