Pense em Estenose Mitral

CardioAula - Artigo pense sobre estenose mitral.jpg

Se você está num serviço de emergência, numa enfermaria de retaguarda ou mesmo em uma UTI e vê uma mulher jovem, que chegou com queixa de falta de ar, está em decúbito elevado, cateter de O 2 , dispneica, pálida, talvez grávida.pense em estenose mitral! Às vezes esta paciente está com diagnóstico de pneumonia, H 1 N 1 , ou ainda sem diagnóstico.

O diagnóstico de estenose mitral muitas vezes é feito no segundo trimestre da gestação quando ocorre a fisiológica sobrecarga de volume circulante e aumento de frequência cardíaca. No contexto de uma gestação e fora de um serviço de cardiologia é preciso ter este diagnóstico em mente. O ecocardiograma bidimensional é de grande valia para confirmar o diagnóstico e salvar duas vidas, pense em estenose mitral!

Se um paciente chega ao PS com arritmia, frequência cardíaca elevada, em meio a um edema agudo de pulmão. pense em estenose mitral! Após os minutos cruciais do atendimento da emergência, e o controle da frequência, o diagnóstico correto da patologia fará toda diferença no prognóstico, pense em estenose mitral!

A ausculta do sopro diastólico da estenose mitral nem sempre é fácil, principalmente para o clínico geral em consulta ambulatorial, mas diante da queixa de falta de ar com piora progressiva, tosse aos esforços, palpitação, e às vezes hemoptise. pense em estenose mitral!. Um raio X de tórax pode ser obtido com relativa facilidade e mostrar um pulmão congesto e área cardíaca aumentada, quem sabe um duplo contorno? Um ecocardiograma bidimensional confirmará ou não a suspeita.

Um jovem adolescente que refere falta de ar ao fazer exercícios, de início recente, geralmente levado ao médico por seus pais, na sua anamnese não pode faltar a pergunta: Ocorreram múltiplos episódios de amigdalite? Apresentou em algum momento do passado dores e edema em grandes articulações? Pense em estenose mitral!

A presença de um idoso com queixa de palpitação e falta de ar de início súbito em um PS é sempre uma situação de angustia para o paciente e seus familiares. pense em estenose mitral! O aparecimento de fibrilação atrial com frequência cardíaca elevada pode provocar uma descompensação súbita. O idoso muitas vezes tem pouca atividade física e um esforço maior ou um aumento de frequência cardíaca pode tirá-lo de um equilíbrio hemodinâmico precário. Um diagnóstico adequado e a intervenção precoce podem evitar um AVC ou até mesmo a morte.

Enfim, para fazer o diagnóstico de estenose mitral é preciso que se pense em estenose mitral! O diagnóstico é às vezes difícil e uma vez feito, o paciente tem muitas chances de sucesso.

Literatura recomendada

1. Oehler AC, Sullivan PD, Mansoor AM. Mitral Stenosis. BMJ Case Rep. 2017 May 15;2017. pii: bcr-2017-220120.
2. Chandrashekhar Y, Westaby S, Narula J. Mitral stenosis. Lancet. 2009 Oct 10;374(9697):1271-83.

Artigo Original The Valve Club. Para mais informações sobre Valvopatias: www.thevalveclub.com.br

DRA. NISIA LYRA GOMES

– Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco
– Cardiologista pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – SP
– Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC
– Membro titular da SOCESP e da SBC
– Cardiologista assistente na seção de valvopatias do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia