Panorama da EaD no Brasil

Educação é a promoção do desenvolvimento de todas as dimensões da natureza humana. Partindo dessa premissa é que pode-se afirmar que a EaD é uma modalidade de educação que integra os cidadãos em uma sociedade plural e democrática

Com a evolução de novas tecnologias e a disseminação destas houve grandes avanços na educação. A evolução da EaD foi maior com o advento da Internet, pois esta rompeu as distâncias. A EaD está ao alcance das pessoas em qualquer lugar.

Entretanto, os cursos a distância não servem somente às pessoas que possuem dificuldade de freqüentar um curso presencial. Muitos optam pelo estudo a distância pela eficácia que este produz. Enquanto no estudo presencial, os alunos estão em permanente contato com os professores e colegas, cria-se um vínculo de dependência, o que pode provocar acomodação por parte do estudante; no estudo a distância, o público é formado por pessoas autônomas que realmente gostam de estudar, pois na EaD o aprendizado baseia-se na auto-aprendizagem e na automotivação.
Anúncios Google

Estudando a distância, cada aluno em seu tempo participa das discussões sem perder o foco e a linha de raciocínio. Para informar a sociedade a grande importância da educação a distância para a inclusão social no Brasil, foi instituído o Dia Nacional de EaD (27 de Novembro).

Quando Azevedo* afirma que a história da EaD pode ser dividida em antes e depois da Internet, ele quis salientar a eficácia que esta trouxe ao estudo a distância. Enquanto, antes da Internet, a comunicação educativa a distância dava-se através de correspondências, rádio, TV – o que ele chama de “um-para-um” e “um-para-muitos” – depois da Internet, o estudo a distância tomou novos moldes e ganhou novos rumos.

Esta maneira rápida e viva de comunicação que a Internet proporciona enriquece o estudo através da interação. Através de chats, fóruns e mensagens dá-se um aprendizado grandioso, visto que estes promovem a troca de idéias, informações entre professores e alunos, professores e professores, alunos e alunos. É o que Azevedo* chama de muitos-para-muitos ao caracterizar a EaD.

FONTE:artigonal.com