ONG abre vagas para cirurgia gratuita de lábio leporino

Programa humanitário destina 100 vagas a crianças portadora da doença. Pacientes de fora do Rio de Janeiro podem solicitar hospedagem

Um programa humanitário, da ONG Operação Sorriso, oferece cirurgias gratuitas para 100 crianças portadoras de lábio leporino. A seleção dos pacientes acontece hoje e amanhã, a partir das 8h, na Policlínica Piquet Carneiro – na Avenida Marechal Rondon, 381, bairro São Francisco Xavier, zona Norte do Rio de Janeiro. Na manhã desta quinta-feira, a atriz Cecília Dassi participou do projeto, brincando e posando para fotos com os candidatos. As cirurgias serão realizadas, entre 4 e 8 de junho, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel. As informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 7979-5870.

Os interessados devem comparecer à policlínica nos dias indicados, levando documentos. Pacientes e mais uma familiar que residam fora do município podem solicitar hospedagem gratuita, oferecida pela Marinha do Brasil. A ONG oferece também transporte até o hospital e alimentação sem custo. A cirurgia é relativamente rápida. Em média, uma cirurgia no lábio tem duração média de 45 minutos e, na manhã após a cirurgia, o paciente já está liberado para retornar para casa.

“A preocupação da Operação Sorriso no mundo inteiro é realizar um programa humanitário com qualidade. Vamos receber pessoas que precisam de ajuda e queremos que se sintam acolhidas. Para isso, montamos uma grande estrutura de recepção aos pacientes e seus familiares, onde contamos com a Marinha do Brasil no apoio à logística e alojamento”, explica Clóvis Brito, diretor executivo da OSB.

Cerca de 70 voluntários, de diversas especialidades médicas, vieram do mundo inteiro para a missão do Rio de Janeiro.

“A ideia é operar, e capacitar centros locais. As crianças que não forem atendidas serão encaminhadas para o serviço local, atingindo a população com resultados mais permanentes”, diz Luciana Glaser, coordenadora Nacional de Programas da OSB.

O lábio fissurado, ou fenda palatina, é uma abertura no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior da boca. A causa exata desse problema ainda é desconhecida, mas esse é um problema congênito em uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião.

As consequências da fissura labiopalatal na vida de uma criança vão além da estética e podem causar problemas auditivos, infecções crônicas, má nutrição, má formação da dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Frequentemente observa-se o abandono escolar e a baixa da autoestima, ocasionando também problemas psicológicos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a incidência de fissuras no Brasil é de 1 a cada 650 nascimentos, indicando a existência de cerca de 300 mil pessoas vivendo com o problema no Brasil. Uma em cada dez criançs que nascem com fenda palatina não completam o primeiro ano de vida, segundo a pesquisa.