Obesidade afeta área cerebral ligada a controle de peso

Pesquisa mostrou que dieta calórica e deficiência no hormônio de controle do apetite são capazes de inibir a rotatividade das células nervosas no hipotálamo

Uma das dificuldades no tratamento da obesidade está no fato de que pouco se sabe sobre os mecanismos naturais do controle de peso corporal. Duas pesquisas independentes trazem dados novos sobre esse tema.

Uma equipe da Universidade de Washington descobriu uma ligação entre a obesidade e lesões neuronais em uma área do cérebro que é crucial para controlar o peso: o hipotálamo.

Outro estudo, publicado nesta terça-feira pelo periódico científico The Journal of Clinical Investigation, mostrou que o nascimento de células nervosas no hipotálamo é inibido pela obesidade. A pesquisa foi liderada por Jeffrey Flier, do Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston.

Para explorar essa possibilidade, os pesquisadores examinaram o volume de neurônios no hipotálamo de camundongos com obesidade causada por dieta com alto teor de gordura e também com deficiência de leptina (hormônio que controla o apetite). Segundo a pesquisa, as cobaias com deficiência de leptina e submetidas a dietas calóricas geraram menos neurônios novos e mantiveram os neurônios antigos.

Os dados demonstram que há uma capacidade inesperada da dieta rica em calorias e da deficiência de leptina para inibir essa remodelação neuronal. “Os novos neurônios podem desempenhar um papel crítico na regulação do balanço energético e são essenciais para a gestão do peso a longo prazo”, diz o estudo. “Essa descoberta pode trazer implicações importantes para o nosso entendimento da importância da regulação nutricional e a função cerebral.”

FONTE : Veja.com